06/10/2021 17h27 - Atualizado em 16/06/2023 16h30

Adolescentes do Iases concluem cursos profissionalizantes

Adolescentes do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) concluem cursos profissionalizantes ofertados pela Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides). Ao todo, 127 alunos concluíram os cursos e, ao final, foi realizada a formatura dos socioeducandos na Unidade em que foi ofertado o curso.

Foram ofertados os cursos de Almoxarife, Empreendedorismo, Moda Criativa, Garçom, Informática, Introdução ao Mundo do Trabalho, Recreação, Estoque e Armazenamento e Auxiliar de Logística. A carga horária variou entre 30 e 60 horas.

Os cursos foram realizados no Centro de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), na Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), Unidade de Internação Provisória I (Unip I), na Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro), na Unidade de internação Provisória 2 (Unip 2), Casa de Semiliberdade de Vila Velha e na Unidade Feminina de Internação (Ufi).

CSE

No CSE foram ofertados cursos de qualificação profissional de Almoxarife e Empreendedorismo. O curso teve carga horária de 60 horas e foi ministrado entre os dias 13 de julho e 22 de setembro.

A formatura dos 22 socioeducandos concluintes aconteceu no último dia 1º, às 15h, no auditório da Unidade, e contou com a participação dos familiares, da equipe gestora, de segurança e técnica da Unidade, além da equipe da Sectides formada pelo coordenador Aizio Machado e a professora Deysiane Rodrigues Thomaz de Souza. A Subgerência de Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer (Suprec) também esteve representada por Maria da Penha Hamu e Sabrina Carneiro.

 

 

Unip 2 e UFI

Nessas unidades, 12 socioeducandos participaram do curso profissionalizante de Moda Criativa.  Na Unip 2, as aulas aconteceram no período de 12 de julho e 13 de setembro e tiveram carga horária de 30 horas . Já na UFI, o curso foi oferecido entre os dias 17 de julho e 27 de setembro com carga horária de 60 horas.

Durante o curso, foram desenvolvidas técnicas de Tye Dye em tecidos, além de confecção de camisetas e sousplat (suporte de pratos).  A formatura foi realizada nas Unidades, no dia 13 de setembro, com os alunos concluintes.

Casa de Semiliberdade de Vila Velha

Na Casa de Semiliberdade de Vila Velha foram ofertados os cursos de Garçom e Empreendedorismo, que tiveram início no dia 13 de julho e terminaram no dia 21 de setembro, ambos com carga horária de 60 horas.

O curso ministrado pela professora da Sectides, Brunella dos Santos Rodrigues, e contou com aulas no auditório da Unidade.

Ao todo, oito socioeducandos participaram da formatura, no dia 28 de setembro. A solenidade contou com a participação das equipes técnicas e da segurança da Unidade, além da professora da Sectides e do coordenador da Casa, Pedro Costalonga.

Unimetro 

Na Unimetro foram ofertados os cursos de Empreendedorismo e Auxiliar de Logística durante o período de 12 de julho a 21 de setembro, ambos com carga horária de 60 horas. Onze socioeducandos se formaram.

 

Unip I

Já na Unip I foram ofertados os cursos de Moda Criativa, Recreação, Estoque e Armazenamento, Garçom, todos com carga horária de 60 horas, sendo ofertados no Espaço Pedagógico em Cariacica.

Os cursos foram ministrados entre 13 de julho e 22 de setembro. Ao todo, 40 alunos concluíram a formação dos cursos.

 

Unis

Na Unis foram ofertados os cursos de Informática, Introdução ao Mundo do Trabalho, Recreação e Moda Criativa, no período de 13 de julho a 22 de setembro, sendo todos estes com carga horária de 60 horas.

O curso foi ministrado no Espaço Pedagógico em Cariacica e contou com 34 alunos formandos.



Texto: Fernanda Pontes

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br

Instagram: @iasesoficial

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard