Adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), tiveram a oportunidade, na última sexta-feira (19), de interagir com a natureza, durante visita ao Projeto Tamar, localizado na Enseada do Suá, em Vitória.
Quatro adolescentes foram contemplados com a saída pedagógica e puderam ver de perto o trabalho de preservação e resgate de diferentes espécies de tartarugas marinhas, realizado diariamente. Entre os locais disponíveis para visitação, chamaram a atenção das adolescentes os aquários e o espaço destinado à desova das tartarugas.
“A visita foi realizada com o objetivo de sensibilizar, chamar a atenção e aumentar a consciência dos adolescentes quanto à preservação da natureza, além de agregar conhecimento”, disse Rodrigo Trindade, gerente da unidade.
“Eu achei muito bom poder conhecer algumas tartarugas, me senti privilegiado e vou levar todo o aprendizado e a experiência adquirida nesta saída pedagógica ao Projeto Tamar para a minha vida. Agradeço muito pela oportunidade.”, disse C.M.V. F, 17 anos.
De acordo com o subgerente da unidade, José Rafael Baroni Carvalho, além de proporcionar um momento de lazer, a visita teve como objetivo incentivar a conscientização ambiental e também no sentido de trabalhar a confiança e a responsabilidade dos adolescentes. “É muito importante promover esse contato com a natureza, sempre incentivando a conscientização quanto aos perigos da falta de preservação do meio ambiente”, disse Baroni.
Projeto Tamar
O Projeto Tamar foi criado em 1980 com o objetivo de promover a preservação de tartarugas marinhas no Brasil. Atualmente, o Tamar protege cerca de 1.100 km de praias em nove estados do litoral brasileiro, locais de alimentação, desova, crescimento e descanso de diversas espécies de tartarugas.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Iases
Rogineiri Reis
Tel: (27) 3636-5484
rogineiri.reis@iases.es.gov.br
imprensa@iases.es.gov.br