10/07/2024 17h55 - Atualizado em 10/07/2024 18h01

Adolescentes da Unis Sul se formam no curso de Operador de Computador

Formando juntamente com o professor, Michel Schiavo, e a coordenadora educacional do Senai, Tania Mara Oliveira.

Sete adolescentes da Unidade de Internação Socioeducativa Sul (Unis Sul) celebraram a formatura no curso de Operador de Computador. Com carga horária de 160 horas, o curso foi realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

A solenidade de formatura aconteceu no dia 26 de junho e foi marcada por grande emoção entre os jovens e os familiares presentes. O evento também contou com a presença da coordenadora educacional do Senai, Tania Mara Oliveira, do professor Michael Schiavo, da equipe técnica e dos gestores da unidade.

Durante a cerimônia, os formandos receberam seus certificados em um clima de celebração e esperança. “Os familiares presentes não esconderam a emoção ao verem seus filhos e parentes superando desafios e abrindo novas portas para o futuro”, disse o gerente da unidade, Alessandro Mateus.

Tania Mara Oliveira destacou a importância do curso e o impacto positivo na vida dos alunos. "A realização do curso de operador de computador foi extremamente gratificante. Pudemos observar o quanto os alunos tiveram a possibilidade de mudar suas vidas, enxergar novas possibilidades atuando junto com o instrutor e realmente mudando a forma de pensar e ver a vida. Esta é a nossa missão e é com muita alegria que concluímos essa etapa do curso com esses jovens. Esperamos que eles tenham grande êxito e sucesso em um futuro breve", ressaltou.

O professor Michel Schiavo, que atuou diretamente no curso, compartilhou suas reflexões sobre a experiência. "Minha experiência como professor no Iases foi verdadeiramente transformadora. Fui desafiado não apenas a melhorar como educador, mas também como cidadão. Os alunos responderam positivamente, mostrando grande interação e interesse nas atividades propostas, o que tornou cada dia uma nova oportunidade de aprendizado mútuo. A troca de conhecimento e experiências foi enriquecedora e ver o entusiasmo dos alunos foi gratificante", avaliou.

Ele também destacou a importância das atividades extracurriculares na construção de relacionamentos. "Além das aulas, tive a oportunidade única de participar de atividades esportivas, como jogar futebol com os jovens. Esses momentos não apenas fortaleceram os laços entre nós, mas também ajudaram a construir amizades genuínas com agentes e alunos”, frisou Michel Schiavo.

“A interação diária no Iases não se limitou às salas de aula. Também pude observar de perto o impacto positivo das atividades extracurriculares e da abordagem holística da instituição. A cada dia aprendi mais sobre a importância da inteligência emocional e como aplicá-la no ambiente educacional. Agradeço a todos os funcionários e gerentes da Unis Sul pela calorosa recepção e também aos socioeducandos cuja receptividade e comprometimento demonstraram uma verdadeira dedicação ao aprendizado e ao desenvolvimento pessoal”, complementou o docente.