Socioeducandos foram convidados a refletir sobre o tema por meio de suas perspectivas.
Com o objetivo de trabalhar as relações interpessoais, resgatar valores e refletir sobre cidadania, os adolescentes da Unidade de Internação Provisória Sul (Unip Sul) participaram, na última sexta-feira (22), de uma mesa redonda para dialogarem sobre a paz.
Com apresentações teatrais e conversas, os socioeducandos falaram sobre o tema por meio de suas perspectivas e pontuaram a paz individual e com o próximo.
A atividade foi mediada pela pedagoga Terezina Nascimento, que pontuou a importância do tema. “Trabalhar a paz de forma reflexiva é uma maneira de ressaltarmos os direitos e deveres pertinentes ao ambiente institucional, dividido entre eles e com todos os profissionais da unidade”, disse a pedagoga.
O adolescente J.O.S. comentou a importância do tema e a forma que ele pode influenciar no convívio. “É muito importante saber cultivar a paz, conviver bem, manter os espaços arrumados. Estamos até tentando resolver os nossos problemas entre nós, sem os técnicos”, comentou.
Como convidado especial, o ex-agente socioeducativo Nilson Alves participou do debate e deixou uma importante mensagem para os adolescentes. “Vivemos em constantes conflitos internos e externos entre a paz e a guerra, porém devemos sempre buscar ser promotores da paz”, destacou o ex-agente.
Para finalizar a atividade foi realizado um momento de confraternização com lanche.
Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação do Iases
Paula Lima
paula.ximenes@iases.es.gov.br | asscomiases@gmail.com
(27) 3636 5484 | (27) 99932 7739