10/05/2019 16h23

Adolescentes da Unip Norte participam de projeto sobre infecções sexualmente transmissíveis

O projeto trimestral da escolarização da unidade contou com quatro diferentes etapas e levou aos socioeducandos informações e formas de prevenção.

Adolescentes da Unidade de Internação Provisória Norte (Unip Norte) participaram do projeto trimestral da escolarização da unidade, intitulado como “Envolver”. Com o tema “IST’s/Aids - Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids)”, o projeto teve como objetivo o envolvimento e a participação dos jovens para trabalhar o conhecimento, a conscientização e as prevenções das doenças sexualmente transmissíveis.

De acordo com a subgerente socioeducativa da unidade, Lorena Valfré, esse foi o primeiro projeto trimestral do ano e o título demonstra o envolvimento de todos, principalmente dos socioeducandos, por causa do tema desenvolvido.

“O primeiro projeto trimestral da escola foi planejado e desenvolvido com o apoio de todos. A adesão dos adolescentes no tema proposto foi importante para o processo de conhecimento e discussões, gerando reflexões quanto às escolhas, responsabilidades e consequências. Eles se engajaram em todas as etapas e participaram de forma positiva nos trabalhos desenvolvidos”, disse a subgerente.

O projeto teve início em sala de aula, com os professores de Ciências e Natureza e Matemática da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) que atuam na unidade. Os profissionais tiveram o apoio das pedagogas do Instituto.

Nesse primeiro momento os adolescentes tiveram acesso a vários tipos de informações e formas de prevenção. Além disso, assistiram o documentário “Infecções Sexualmente Transmissíveis”, da Telessaúde, do Estado de Goiás. A partir dele, produziram gráficos, cartazes, maquetes e banner informativo.

A segunda etapa foi a exibição do filme “Cazuza - O Tempo Não Para”. A atividade teve o intuito trabalhar a conscientização referente às infecções contraídas não só por meio de relações sexuais, mas também pelo uso e compartilhamento de seringas e materiais com drogas.

O terceiro momento do projeto, realizado na última semana, foi uma ação da equipe do Núcleo de Atenção e Promoção de Saúde (Naps), de Linhares, que realizou o teste rápido nos adolescentes e servidores da unidade, para verificar possíveis infecções e demonstrar que exames e resultados são de fácil acesso.

A quarta e última etapa foi realizada nesta semana, com a palestra “IST’s/Aids”, ministrada pelo psicólogo Renato Zintenfeld Cardia, que proporcionou aos alunos uma ampliação dos conhecimentos de tudo que foi proposto durante o período do projeto.

Para os professores envolvidos, o tema em sala de aula foi muito importante. Segundo eles, muitas vezes, por medo ou vergonha, o adolescente se priva de procurar ajuda ou uma orientação sobre a percepção de algo que não está bem em seu organismo ou de algum sintoma causado por uma infecção. “Ele prefere se omitir, com receio do preconceito que possa vir a ter”, disseram os professores.

Informações à imprensa:

Paula Lima