10/07/2020 15h08 - Atualizado em 10/07/2020 15h20

Adolescentes da Unip II participam de atividades de combate ao racismo

A atividade visa a promover o debate sobre as formas em que o racismo se apresenta na sociedade e como combatê-lo.

Adolescentes da Unidade de Internação Provisória II (Unip II), em Cariacica, participaram de uma série de atividades temáticas sobre o racismo. A programação aconteceu entre os dias 22 de junho e 03 de julho, tendo como objetivo a promoção do debate sobre as formas em que o racismo se apresenta na sociedade e como combatê-lo.

As atividades foram realizadas obedecendo todos os procedimentos de prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19). Para realizar as oficinas na biblioteca e evitar aglomerações, os adolescentes foram divididos em grupos de dez e revezados em dupla. Os agentes socioeducativos e a equipe técnica da unidade também participaram da atividade.

A abordagem sobre o racismo foi realizada de maneira expositiva, com vídeos, leitura de textos e interpretação de charges. Foram produzidos recortes de revistas, frases e cartazes de conscientização da temática.

Segundo o psicólogo da Unip II, Alexandre Vieira Brito, debater sobre racismo é falar de lutas permanentes, derrotas e conquistas. "Essa temática é fundamental,  pois gera estranhamento naquilo que, por vezes, pode ser visto como ‘natural’. É uma afirmação da diferença e uma luta por vidas”, disse.

A subgerente socioeducativa da Unip II, Juliana Santos da Silva, conta que a adesão do projeto foi positiva. “Houve uma participação ativa dos adolescentes, demonstrando interesse e relatando suas vivências. Alguns compartilharam experiências enquanto vítimas do racismo e da injúria racial”, relatou.

 

Texto: Matheus Moraes

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Carolina Alvarenga
(27) 3636-5484
carolina.alvarenga@iases.es.gov.br | imprensa@iases.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard