30/06/2022 16h52 - Atualizado em 30/06/2022 17h10

Adolescentes da Unidade Feminina de Internação do Iases concluem cursos profissionalizantes

Nove socioeducandas que cumprem medidas socioeducativas na Unidade Feminina de Internação (UFI), do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), concluíram dois cursos profissionalizantes ofertados em parceria com a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides). A formatura aconteceu no último dia 26, na Unidade, em Cariacica.

“A data foi escolhida para promovermos a participação das famílias das adolescentes no fechamento de mais esse ciclo tão importante para os desenvolvimentos delas na medida socioeducativa e na vida”, destacou a gerente da Unidade Feminina de Internação, Mayra Barcelos.

As adolescentes agora são certificadas nos cursos de Arte Criativa e Auxiliar de Rotinas Administrativas. Os cursos tiveram carga horária de 60 horas e as aulas ocorreram sempre segundas e sextas-feiras, com duração de 3 horas. 

No curso de Auxiliar de Rotinas Administrativas, as socioeducandas tiveram noções de Mundo do Trabalho; Empreendedorismo; Administração e organização das empresas; O profissional e suas funções dentro da organização; Organograma; Inteligência emocional; Relações interpessoais; Comunicação: Os elementos do processo de comunicação; Comunicação por telefone; Atendimento ao cliente; Marketing pessoal; Documentos Empresariais e arquivos; Administração do tempo; Qualidade de vida no trabalho; e Ergonomia.

“Esse curso foi muito importante para mim, pois consegui aprender a elaborar um currículo, a me relacionar melhor com as pessoas, a trabalhar em grupo e saber ouvir. Tenho certeza de que isso vai me ajudar muito lá fora para conseguir emprego”, disse uma das adolescentes participantes.

Já o curso de Arte Criativa, as socioeducandas apenderam a história, as técnicas e as variações do Tie Dye; teoria e psicologia das cores; História do Artesanato e sua origem; O Artesanato no Brasil, sua diversidade e lições sobre empreendedorismo; Perfil do Empreendedor; Tipos de empreendedorismo; e Atitudes do Empreendedor.


Texto: Fernanda Pontes

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br

Instagram: @iasesoficial

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard