A Unidade Feminina de Internação (UFI) do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), localizada em Cariacica, promoveu a formatura de adolescentes que participaram de cursos profissionalizantes oferecidos pelo programa Qualificar ES. Ao todo, 11 jovens concluíram as formações em Informática, Maquiagem e Biscoito Caseiro, unindo aprendizado teórico e prático em sala de aula.
No curso de Informática, com carga horária de 60 horas e duração de dois meses, duas adolescentes concluíram as aulas, que aconteceram duas vezes por semana. Durante as atividades, as participantes aprenderam sobre hardware e software, além de desenvolverem habilidades em Word, Excel, PowerPoint e no sistema operacional Windows.
Já o curso de Maquiagem foi concluído por seis adolescentes, também em um período de dois meses e carga horária de 60 horas. Além de técnicas práticas, como colometria, maquiagem artística e aplicação em diferentes tipos de pele, as participantes também tiveram contato com conteúdos de empreendedorismo e história da maquiagem, ampliando o olhar para o mercado de trabalho e a autonomia profissional.
Para uma das formandas, de 17 anos, a experiência representou um passo importante em seu futuro. “Já tinha algumas habilidades, pois em casa eu fazia maquiagem em mim e nas minhas irmãs. O curso foi sensacional e muito gratificante, porque me profissionalizei na área. Isso pode me ajudar mais para frente a conseguir um trabalho no mercado de beleza”, afirmou.
O curso de Biscoito Caseiro também marcou a trajetória de três adolescentes. Com 30 horas de duração ao longo de 24 dias, a formação abordou desde temas como mundo do trabalho e higienização até a preparação de diferentes tipos de biscoitos doces e salgados.
A gerente da Unidade Feminina de Internação, Mayra Barcelos, destacou que as formações representam mais do que a conquista de um certificado. “Cada curso é uma oportunidade de recomeço, que amplia as possibilidades de futuro e fortalece a confiança das adolescentes em suas próprias capacidades”, disse.
Ainda segundo Mayra Barcelos, os cursos profissionalizantes integram a proposta pedagógica da UFI e dialogam diretamente com os Planos Individuais de Atendimento (PIA) de cada jovem. Dessa forma, as adolescentes conseguem se enxergar para além do cumprimento da medida socioeducativa, projetando novos caminhos de vida e sonhando com um futuro de mais autonomia e dignidade.
As formações fazem parte do Qualificar ES, programa do Governo do Estado que busca ampliar as chances de inserção social e profissional de jovens e adultos em todas as regiões capixabas.
Texto: Rafaela Salvador
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial