06/12/2019 09h50 - Atualizado em 06/12/2019 09h58

Adolescentes da UFI participam de palestra sobre violência contra a mulher

A atividade fez parte da programação da campanha dos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”.

Nesta quinta-feira (05), as adolescentes da Unidade Feminina de Internação (UFI), em Cariacica, participaram de uma palestra com o tema “O Ciclo da Violência Contra as Mulheres”. A atividade fez parte da programação da campanha dos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, promovida pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH).

O conteúdo foi ministrado pela gerente de Políticas para a Juventude da SEDH, Fabrícia Barbosa, e pela gerente de Políticas para as Mulheres da SEDH, Alcenir Rocha. Durante o bate-papo, foram apresentados os ciclos e fases que envolvem a violência contra a mulher, além de uma abordagem sobre os tipos de violência: psicológica, física, sexual, patrimonial ou moral.

Alcenir Rocha iniciou a palestra com uma abordagem sobre o ciclo de violência. “Tudo começa com as brigas dentro de casa, depois vêm as agressões físicas e sexuais. Só que o parceiro se arrepende, faz promessas e a mulher perdoa. E desta forma o ciclo dura 10, 15 anos. Na maioria das vezes, a violência acontece a quatro paredes, então cabe a nós conversar, dialogar para que esse ciclo de violência se quebre o quanto antes. Não podemos aceitar nem a primeira, temos que denunciar”, enfatizou

A subsecretaria da Juventude da SEDH, Fabrícia Barbosa, destacou que a atividade foi um espaço para gerar conhecimento, informação e trocar experiências. “Precisamos criar cada vez mais espaços de diálogo com vocês, jovens mulheres, para que conheçam as políticas públicas para as mulheres e, se necessário, busquem apoio nesta rede de proteção. Momentos como este são valiosos”, destacou.

Ela também pontuou a importância de articular políticas públicas voltadas para a juventude junto às ações de proteção à mulher, no intuito de garantir oportunidades para que estas adolescentes possam trilhar novos caminhos.

Ao fim da palestra, as adolescentes receberam uma folha em branco, para que pudessem expressar, por meio de textos, poesias ou desenhos, alguma situação de violência que já tenham vivido ou presenciado. A folha também foi espaço para o registro de sonhos, metas e de traçar novos planos para o futuro.

O representante da Subgerência de Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), Rudge Vigato da Silva, esteve presente no evento e falou às adolescentes sobre a importância de trazer a discussão sobre a violência contra a mulher.  “Trazer este assunto em debate é importante para que vocês saibam identificar os sinais da violência e conhecer as consequências que ela provoca na juventude, além de criar estratégias para romper com este ciclo e com os relacionamentos abusivos.”

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicaão do Iases
Carolina Alvarenga
(27) 3636-5484
carolina.alvarenga@iases.es.gov.br | imprensa@iases.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da SEDH
Letícia Passos
(27) 3636-1334
leticia.freire@sedh.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard