01/09/2023 16h31 - Atualizado em 01/09/2023 16h33

Adolescentes da Casa de Semiliberdade da Serra iniciam curso de barbeiro

Seis socioeducandos que cumprem medida socioeducativa na Casa de Semiliberdade da Serra estão participando do curso de barbeiro. O projeto chamado "Na Régua" foi um dos selecionados pelo Edital do Projeto JuventudES, uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH).

 

"A ideia do projeto busca promover a autonomia e capacitar profissionalmente os jovens da Unidade, estimulando sua inserção no mercado de trabalho", afirmou a coordenadora da unidade, Priscilla Cristiane de Souza Pessoa.

 

O idealizador do "Na Régua", o psicólogo socioeducativo, Pedro de Oliveira Lorenzoni, explicou que, com a verba recebida do JuventudES, foram adquiridos os materiais necessários e realizados os ajustes e adaptações necessárias no espaço onde as aulas acontecem. “Os adolescentes estão muito empolgados e enxergam a possibilidade de trabalhar e gerar renda própria a partir da nova formação”, disse.

 

O curso tem carga horária de 30 horas e foi iniciado no último dia 07. O professor e responsável por ministrar as aulas, Carlos Roberto da Silva, contou que durante as três primeiras aulas foram abordados temas como atendimento ao cliente e segurança na prática da barbearia.   “A maior parte do curso é prática, por isso, é fundamental ensinar o manejo responsável dos instrumentos para os jovens se tornarem profissionais capacitados", afirmou.

 

Um dos agentes socioeducativos que atuam na unidade participou como modelo e teve o cabelo e a barba feitos por um dos adolescentes, sob a supervisão do professor. “Estou muito satisfeito de ver a participação e o envolvimento dos socioeducandos com o curso”, disse o agente Marcelio Malta.

 

Sobre a participação dos alunos, o professor afirma que tem sido excelente e motivadora. “É gratificante vê-los contando com orgulho para seus familiares que estão aprendendo uma profissão para quando eles saírem da Casa de Semiliberdade e poderem trabalhar”, concluiu.
 

Ao final do curso, os formandos receberão certificados e uma ação social marcará a solenidade de formatura dos novos barbeiros.

 

 

Estado Presente

O Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Dentro desse projeto, foram implantados 14 CRJs em todo o Estado. Mais informações em www.juventudes.es.gov.br.

 

 

Texto: Fernanda Pontes

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes

(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br

Instagram: @iasesoficial

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard