13/06/2019 15h54 - Atualizado em 13/06/2019 15h55

Adolescentes assistem à palestra sobre cursos técnicos em visita ao Ifes

A palestra faz parte da seleção do Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja)

Socioeducandos da Unidade de Internação Provisória I (Unip I) participaram, nesta terça-feira (11), de uma palestra sobre os cursos técnicos oferecidos pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), no campus de Vitória.

No bate-papo, os adolescentes conheceram de perto as ementas dos cursos técnicos de Metalurgia, Segurança do Trabalho, Hospedagem e Turismo. Eles também realizaram visitas técnicas e esclareceram suas dúvidas sobre a Instituição.

A atividade proporcionou uma pontuação extra para a prova do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Os pontos estão previstos no edital do processo seletivo, que tem como objetivo selecionar os estudantes que irão ingressar nos cursos técnicos do Ifes.

Os adolescentes que participaram da palestra ganharam estes pontos e já estão se preparando para a prova, que irão prestar no fim do mês, como conta a pedagoga da Unidade, Lorena Perim de Souza. “Eles estão motivados, estudando, com aulas, testes, pesquisas e simulados. A unidade está dando todo o suporte para o aprendizado e também para a preparação da documentação necessária”, afirmou.

O agente socioeducativo Stefano Rodrigues, que também acompanhou a atividade, destacou que a palestra foi para os adolescentes muito mais do que uma pontuação extra. “A palestra se tornou muito mais importante do que ganhar alguns pontos, já que eles vislumbraram outros caminhos e aspirações que noutro momento não puderam ter”, disse.

Para o adolescente B. P. B, a atividade foi um incentivo para continuar estudando e valorizar mais a educação daqui para frente. “Tirei todas as dúvidas, refleti sobre as coisas que perdi e as oportunidades que estou tendo novamente aqui dentro. Quero dar o meu melhor e fazer minha história diferente daqui para frente", contou.

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Carolina Alvarenga
(27) 3636-5484
carolina.alvarenga@iases.es.gov.br | imprensa@iases.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard