13/01/2022 18h02

Aberta temporada de Jornada de Férias nas Unidades do Iases

De norte a sul do Estado, as unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) planejaram diversas atividades que serão realizadas durante o período de férias escolares dos socioeducandos. As atividades foram iniciadas no último dia 03 de janeiro.

Na Unidade de Internação Norte (Unis Norte), os 90 socioeducandos participaram de atividades com multijogos e desenhos/pintura na quadra, passeio de bicicleta, campeonato de futsal, futebol de travinha, tênis, jogos lúdicos (dominó, xadrez, totó e dama), torneio de ping pong, brincadeiras como cabo de guerra, lona de sabão e outros.

“A prática de atividades físicas e esportes beneficia a interação e competitividade dos socioeducandos, melhora a qualidade de vida, aumenta a imunidade e previne as doenças crônicas. Além disso, beneficia o descanso da mente e do corpo, promove a interatividade, a criatividade e a estimulação das habilidades proporcionando maior vitalidade no retorno das aulas, no mês de fevereiro”, avalia o agente socioeducativo Carlos Henrique Gomes, responsável pela jornada esportiva.

Entre as atividades, há ainda oficinas para confecção e soltura de pipas; de culinária, na qual são produzidos geladinhos (chup-chup), entregues durante a realização das atividades lúdicas e esportivas e a oficina de dança direcionada por um socioeducando.

“Me sinto muito honrado por ser o instrutor dessa oficina, pois além de fazer o que eu gosto, que é dançar, ajudo os colegas a se desenvolverem por meio da dança. Além de nos manter ocupados durante esse período de recesso escolar, a jornada de férias é muito atrativa, pois tem atividades diferenciadas”, disse o jovem de 19 anos que é instrutor da oficina de dança.

Os responsáveis pelo planejamento e execução destas atividades composta pela equipe técnica pedagógica, os agentes socioeducativos Carlos Henrique e José Sivanildo e demais integrantes da comunidade socioeducativa.

Já no outro extremo do Estado, a Unidade de Internação Sul (Unis Sul) deu início aos Jogos de Verão 2022. O torneio, que é coordenado pela equipe dos agentes lotados nas Oficinas Ocupacionais e no Espaço Escolar com apoio da equipe técnica da Unidade.  Neste ano os jogos ocorrerão até o próximo dia 02 de fevereiro e serão ofertadas 10 modalidades esportivas, são elas: futsal, queimada, ping pong, totó, flexão, corrida, basquete, cabo de guerra, embaixadinha e pique bandeira.

 

Para estimular a participação dos socioeducandos, os 1º e 2º colocados de cada modalidade receberão guloseimas produzidas pelos próprios colegas da unidade. "Acreditamos que 95% dos nossos adolescentes devam participar, pois oferecemos diversos tipos de atividades, desde as que exigem um pouco mais de habilidade dos participantes, como o futsal, até outras mais simples, como é o caso do pique bandeira, que precisa apenas de correr.  Aqueles que por ventura prefiram praticar esporte com as mãos, temos ainda o basquete. Já as flexões, corrida e cabo de guerra também pode ser praticado sem nenhuma habilidade específica", explicou o agente socioeducativo Edson Preato, um dos envolvidos na organização.

 

Os Jogos de Verão têm por finalidade estimular a prática esportiva dos socioeducandos, desta forma, são ofertadas diversas modalidades esportivas, a fim de abranger o máximo de adolescentes. “Além de ofertar entretenimento e lazer, é possível desenvolver as habilidades esportivas dos adolescentes/jovens, o trabalho em equipe e o relacionamento interpessoal, pois os jogos acontecem entre as moradias e também entre jovens em fases diferentes. O respeito às regras é outra premissa que vai ao encontro da nossa realidade, o comportamento dos adolescentes sempre é observado, a fim de adiante podermos trabalhar de forma mais intensa o autocontrole dos socioeducandos", afirmou o subgerente socioeducativo da Unis Sul, Alessandro Mateus.

 

 

Texto: Fernanda Pontes

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard