A Unidade de Internação Provisória (Unip l) promoveu no dia 3 de julho, a aula inaugural do Projeto "Além da Medida", resultado de uma parceria entre o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
A aula inaugural do Projeto "Além da Medida" contou com a presença da diretora Socioeducativa do Iases, Frantieska Azevedo Monteiro; do gerente da Unip I, Alcides Felício da Silva; da gerente de Educação Profissional do Senac, Edna Folador ; do juiz de Direito e da promotora da 3ª Vara da Infância e Juventude de Vitória, respectivamente, Vladson Couto Bittencourt e Renata Lordello Colnago e do procurador chefe da 17ª região do MPT/ES, Estanislau Tallon Bozin.
O projeto tem como propósito central empoderar adolescentes e jovens, oferecendo não apenas capacitação profissional, mas também a possibilidade de uma vida digna após o retorno à sociedade. “O objetivo principal é possibilitar que esses jovens se tornem protagonistas de suas vidas, capacitando-os para uma vida autônoma e digna após o cumprimento das medidas socioeducativas”, afirmou Frantieska Monteiro.
Segundo ela, a proposta do projeto também proporciona acesso às informações relevantes, atividades culturais, lazer e bolsas de estudo em parceria com empresas de destaque no país.
“A parceria estabelecida com o Ministério Público do Trabalho e o Senac é fundamental para o sucesso da iniciativa. Essa articulação do Iases demonstra o compromisso da instituição em contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens participantes do projeto”, destacou a gerente de Educação Profissional do Senac, Edna Folador.
A aula inaugural também contou com a participação de toda a comunidade socioeducativa da Unip I e os familiares dos jovens. “A participação de todos demonstra o apoio e o comprometimento com o projeto e é essencial para o sucesso da iniciativa e para a promoção de uma efetiva reinserção social dos jovens participantes”, disse Alcides Felício da Silva.
Também estiveram presentes a psicóloga que atua na 3ª Vara da Infância e Juventude de Vitória, Fernanda Pinheiro de Oliveira Rubim; a assistente social que atua no Ministério Público, Josélia Santana; a promotora de Justiça do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude, Valéria Bastos Duarte de Morais e a defensora pública da Infância e Juventude, Camila Dória Ferreira.
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial