13/04/2023 15h22 - Atualizado em 13/04/2023 15h31

Unidades socioeducativas do norte do Estado celebram a Páscoa

Unip Norte

A celebração da Páscoa nas unidades socioeducativas do Espírito Santo não foi apenas uma data no calendário, mas um momento de reflexão, união e aprendizado para adolescentes e profissionais envolvidos na Educação e na Socioeducação. Na Unidade de Internação Provisória Norte (Unip Norte) e na Unidade de Internação Norte (Unis Norte), os eventos foram marcados por apresentações teatrais, musicais e declamação de poemas, além de oficinas para confecção de símbolos pascoais pelos adolescentes.

A Unip Norte relembrou a crucificação, morte e ressureição de Jesus Cristo. A celebração da Páscoa que uniu diversas representações artísticas como: teatro, louvor, símbolos pascoais, ministração da palavra e partilha, aconteceu no dia 04 de abril.

“Nossa manhã foi cheia de gratidão e reflexões que permeiam a nossa existência, e ver o envolvimento e participação de todos diz muito sobre o trabalho que tem sido realizado dentro da unidade com os adolescentes, familiares e servidores”, avaliou a subgerente socioeducativa, Lorena Valfré, que ressaltou a participação e envolvimento de todos na celebração.

A apresentação teatral foi organizada pela professora Fabiana Correia junto com os socioeducandos da Unidade. “O objetivo foi levar a todos a reflexão, sobre o real sentido da Comemoração Cristã”, disse ela.

Toda a celebração foi resultado do trabalho realizado entre os adolescentes e os profissionais da Secretaria da Educação e do Iases. Em sala de aula foram abordados os símbolos pascoais, assim como, seus significados que culminou na confecção dos mesmos, sendo apresentados pelos adolescentes.

“Um evento realmente comovente, onde as palavras ganharam mais força vindas de adolescentes que, tão precocemente, tem experienciado reflexões sobre a vida”, disse a professora Olívia Rispe.   A ação foi finalizada com um café da manhã partilhado.

Já na Unis Norte, a encenação teatral da peça “Inocente”, produzida pelos socioeducandos, juntamente com os agentes socioeducativos da unidade, lembrou a condenação, crucificação e a morte de Jesus Cristo.

“Depois de três anos de pandemia é uma grande alegria comemorar este evento da páscoa na Unidade todos reunidos proporcionando momentos de união, partilha e reflexão”, declarou o gerente da unidade, Sérgio Durão.

A apresentação ocorreu no dia 05 de abril e na programação também havia apresentações musicais, declamação de poema e louvores.

“Na encenação dos socioeducandos, eles puderam expressar a sua espiritualidade ao som de cânticos, adoração e louvores, trazendo uma reflexão ao atual momento de suas vidas”, afirmou o subgerente socioeducativo e um dos integrantes dos cantores da peça teatral, Marconi Pereira dos Santos.

Um dos socioeducandos de 19 anos participantes avaliou a experiência vivida durante a programação. “Foi um evento que nos proporcionou um momento de muita gratidão, e o quanto Jesus sofreu por nós. Gostei bastante de participar e me trouxe reflexão. Foi um momento muito emocionante”, finalizou.