20/06/2016 10h17 - Atualizado em 07/07/2016 14h10

Unidades do Iases vão ganhar salas de leitura

Mais alguns passos foram dados rumo à implantação de mais sete salas de leitura nas unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases). A iniciativa tem a autoria do Instituto Oldemburg de Desenvolvimento (IOD), que já tornou realidade cerca de 900 salas de leitura em todo o País. O projeto já foi apresentado a servidores, que também já receberam capacitações junto aos jovens que cumprem medida socioeducativa nas unidades que vão ser beneficiadas com a iniciativa.

Para apresentar a ideia da Sala de Leitura, a presidente da entidade, Cristina Oldemburg, esteve em Vitória. Na ocasião, ela citou o histórico familiar que deu origem ao projeto e mostrou alguns resultados já conquistados. Entre os participantes do evento estava o juiz da terceira vara da Infância e Juventude de Vitória, Vladson Couto Bittencourt.

“A leitura é fundamental pra o processo de ressocialização, até porque, os jovens estão em um ambiente de privação de liberdade, mas eles não estão impedidos de sonhar e a leitura desempenha este trabalho muito bem. O projeto é fantástico”, avaliou o juiz.

O Instituto repassa aos seus beneficiados um acervo de mil livros com 500 títulos não didáticos, mas, antes de recebê-los, as pessoas recebem capacitações para que estejam aptos a administrar um espaço público de leitura e de empréstimo de livros.

"Sabemos o quanto os livros são transformadores na vida de um ser humano e ficamos imensamente felizes por, junto aos nossos parceiros, proporcionarmos a possibilidade da leitura na vida desses adolescentes”, ressaltou Cristina.

As unidades do Iases que serão contempladas nesse período são as localizadas no Norte e no Sul do Estado; as Casas de Semiliberdade, localizadas em Vila Velha e na Serra; e o Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase), localizado em Vitória.

Nesta segunda-feira, dia 20, representantes do Iases da Unidade de Internação Provisória Sul (Unip Sul) e da Unidade de Internação Sul (Unis Sul), ambas localizadas em Cachoeiro de Itapemirim, receberam a capacitação da equipe do Instituto Oldemburg de Desenvolvimento.

Os servidores e jovens que vão atuar nas salas de leitura das unidades da Grande Vitória serão capacitados nesta terça-feira, dia 21. Já as equipes das unidades do Iases localizadas no Norte, que são Unidade de Internação Provisória Norte (Unip Norte) e a Unidade de Internação Norte (Unis Norte), receberão os profissionais da entidade nesta quarta-feira, dia 22.

Um dos jovens que se voluntariou para atuar na Sala de Leitura da sua unidade foi o jovem F.J.S.L., de 16 anos, que cumpre medida socioeducativa na Casa de Semiliberdade de Vila Velha.

"Sempre gostei de ler, por isso fui convidado a participar da montagem da nossa sala de leitura e aceitei. Atualmente, tenho lido muito a bíblia, mas quero ter acesso a outros livros e trabalhar voluntariamente no projeto", disse o adolescente.

 

Etapa final

Depois de concluir as capacitações de montagem e manutenção das salas de leitura, a equipe do Instituto Oldemburg de Desenvolvimento encerrará o projeto com oficinas de contação de histórias, programadas ainda para este mês. Na ocasião, adolescentes serão instruídos a interpretar a leitura e conta-la de forma interessante e atrativa. Está marcado para agosto o momento em que, finalmente, as salas de leitura abrirão as suas portas.

As unidades que já têm as salas são a Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro), localizada em Vila Velha; as Unidades de Internação Provisória I e II (Unip I) e (Unip II); a Unidade de Internação (Unis); e o Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), todos localizadas em Cariacica.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard