05/10/2021 17h08 - Atualizado em 08/10/2021 16h55

Unidades do Iases realizam ações alusivas ao Setembro Amarelo

A fim de gerar reflexão conscientização e prevenção contra o suicídio, o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), realizou atividades alusivas à campanha Setembro Amarelo em suas Unidades.

As ações ocorreram, durante o mês de setembro, na Unidade de Internação Provisória Norte (Unip Norte), Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), Unidade de Internação Provisória Sul (Unip Sul) e Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE).

Unip Norte

A Unip Norte realizou as atividades entre os dias 22 e 24 com os servidores e socioeducandos.

De acordo com a subgerente socioeducativa da Unip Norte, Lorena Valfré, no dia 22 foi realizada uma roda de conversa com os socioeducandos. “Foi pontuado sobre a definição de suicídio e as várias formas de sofrimento que podem gerar tal ação, na oportunidade os adolescentes foram informados, com relação aos registros e alto índice que, atualmente, vem crescendo em nosso país, bem como os canais de apoio que são disponibilizados à população de forma geral. Por fim, foi relatado sobre o Centro de Valorização da Vida, que atua como apoio emocional e prevenção do suicídio, realizando a escuta de forma sigilosa e sem julgamentos”, disse.

Já nos dias 23 e 24 foram passados ao socioeducandos o filme “O Vendedor de Sonhos”, e realizada uma roda de conversa visando a conscientizar e orientar a respeito da prevenção do suicídio e da importância de falar abertamente sobre suas emoções.

 

Unip Sul

 

Dando continuidade à campanha Setembro Amarelo, a Unidade de Internação Provisória Sul (Unip Sul) criou atividades para despertar a reflexão sobre o suicídio em toda comunidade socioeducativa durante o mês.

“A Unip Sul tem procurado despertar em seu quadro de servidores, socioeducandos e parceiros que frequentam a Unidade, quanto ao alto índice de vidas ceifadas relacionadas a suicídio, bem como proporcionar atividades que visem à prevenção e redução do número de casos”, explicou o agente socioeducativo da unidade, Ivan Batista.

Foram confeccionadas mensagens positivas que foram penduradas na Árvore da Positividade, além de cartazes alusivos à campanha e uma caixa na qual era possível depositar lembranças e sentimentos que provocassem tristezas. Para a execução dessas atividades foram disponibilizados papel e caneta na entrada da Unidade.

 

CSE

 

No Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei, as atividades foram realizadas no dia 23 com os servidores, e no dia 27 de setembro, com os socioeducandos. “Pela manhã do dia 23, no auditório do CSE, tivemos uma palestra com o psicólogo e professor universitário Raphael Vaz para 30 servidores, sendo gestores, técnicos, agentes socioeducativos e internos da Secretaria da Justiça. Já no dia 27, tivemos um bate-papo com o advogado e copywriter Gabriel Renaud”, relatou a gerente do CSE, Nathalya Galvão Valejo.

 

Unis

 

As ações na Unidade de Internação Socioeducativa (Unis) aconteceram no dia 24 de setembro com o projeto desenvolvido pelos profissionais da educação que atuam com os socioeducandos da Unis. Na ocasião, também foram realizadas rodas de diálogo que envolveram a temática da valorização da vida em razão do setembro amarelo.

 

Setembro Amarelo

 

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

O principal objetivo da campanha Setembro Amarelo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo. Para o Setembro Amarelo, as melhores formas de se evitar um suicídio são pelo diálogo e pelas discussões que abordem o problema.

 

Texto: Fernanda Pontes

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes

(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br

Instagram: @iasesoficial

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard