Apresentações musicais, artísticas e teatrais, louvores, além de um culto ecumênico estiveram nas programações para a celebração da Páscoa na Unidade de Internação Provisória Norte (Unp Norte) e na Unidade de Internação Norte (Unis Norte), em Linhares. As comemorações aconteceram nos dias 13 e 14 de abril, respectivamente.
Na Unip Norte, os socioeducandos, professores e servidores da unidade receberam dois representantes da Igreja Evangélica Batista de Linhares (IEBL), o pastor Jair Delgado e o membro Willyomar Veloso da Silva. “Este momento trouxe uma reflexão sobre o verdadeiro significado da páscoa, em que foi abordada a importância do perdão, da família, da comunhão e da paz”, disse a gerente da unidade, Rita de Cássia.
A comemoração contou ainda com louvores e uma encenação teatral dos socioeducandos encerrando o momento com a partilha. “Todos os dias em nossa comunidade socioeducativa buscamos em nossas ações parecer com Jesus e percebemos que a humanidade precisa de pessoas que geram o bem em todos os ambientes da sua rotina de vida”, afirmou o agente socioeducativo Denys Santos.
Já na Unis Norte, a programação foi preparada pelo setor pedágogico e aconteceu durante toda a Semana Santa. O encerramento aconteceu na última quinta-feira (14), com um evento que reuniu os trabalhos produzidos pelos adolescentes nas oficinas de arte e profissionalização.
De acordo com o agente socioeducativo que está respondendo interinamente pela Gerência da Unis Norte, Marconi Pereira, entre performances artísticas e apresentações musicais, os jovens expressaram a sua espiritualidade ao som de cânticos, adoração e louvores, trazendo um conjunto de representações simbólicas que ajudam a refletirem o atual momento de suas vidas.
“As apresentações artísticas são fruto do esforço e da dedicação dos socioeducandos durante os ensaios que antecederam a programação, juntamente com agentes socioeducativos do setor da Oficina”, afirmou.
Um dos socioeducandos de 18 anos avaliou a experiência vivida durante a programação. “Foi um evento que nos proporcionou um momento de espiritualidade. Os hinos cantados realmente nos fizeram lembrar, o quanto Jesus sofreu por nós e quanto nós não fazemos por merecer. Gostei bastante do tema Páscoa. Ver socioeducandos tocando instrumentos e cantando juntamente com os agentes me trouxe o sentimento de que isso é socioeducação”, afirmou.
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial