25/06/2021 15h49 - Atualizado em 29/06/2021 15h38

Unidade do Iases realiza campeonato de futsal para promover o relacionamento interpessoal dos socioeducandos 

Quem levou a melhor na final do torneio de Futsal promovido pela Unidade de Internação Provisória I (Unip I) do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) foi a equipe do Flamengo. A decisão do campeonato aconteceu na última segunda-feira (21) e envolveu 36 socioeducandos que estão internados na unidade. O jogo final contou com a presença do diretor de Ações Estratégicas, Oséias Gerke e da diretora Socioeducativa, ambos do Iases, Fabiana Malheiros. 

A equipe campeã foi premiada com um troféu e medalhas. O segundo lugar recebeu um troféu, assim como o artilheiro da competição.  O campeonato faz parte do projeto “Futebol Caminho para Liberdade”, desenvolvido na unidade com o objetivo de transferir os valores transmitidos por meio do esporte e contribuir para promoção da saúde, a humanização do sistema socioeducativo e o reforço nos valores morais e éticos no relacionamento interpessoal. "Esse projeto foi uma construção coletiva envolvendo profissionais da Unip1 e também jogadores profissionais de futebol que contribuíram com palestras para os adolescentes. A construção coletiva é fundamental para o envolvimento dos servidores e nós da Unip1 temos buscado fazer gestão desta maneira. Cabe ressaltar o envolvimento dos adolescentes no campeonato. Eles deram aula de disciplina e de participação coletiva nos jogos", destacou o gerente da unidade, Alcides Felício da Silva.

A competição de Futsal teve duração de nove dias e foi composta por seis equipes divididas de acordo com a fase de cada socioeducando. As equipes da fase inicial foram o Flamengo e o Manchester City; da fase intermediárias foram o PSG, o Barcelona e o Madrid, e da fase Conclusiva o Chelsen. A final aconteceu entre os times Flamego e do Real Madrid e o placar foi de 9 X 7.   “O futsal foi escolhido por ser uma ferramenta que fortalece as relações interpessoais dos adolescentes.  O relacionamento e a conduta disciplinar dos socioeducandos foram primordiais para a participação de todos eles que se voluntariaram para participar. E mesmo com as equipes divididas pelas fases, os jogos transcorreram em perfeita harmonia”, destacou o responsável pelo projeto, agente Bruno Cabral.

Durante a competição, os adolescentes receberam a visita dos jogadores profissionais David Gregório da Costa que, atualmente joga na Desportiva Ferroviária,  e  de Eder Luciano,  jogador  de carreira internacional. " O David entregou uma camisa do seu time autografada para o melhor goleiro da competição e o Éder entregou para o artilheiro do campeonato", informou a subgerente de Segurança da Unip I, Marcela Serri. 

O artilheiro da competição com 14 gols agradeceu a oportunidade de participar do campeonato. "O projeto foi legal e propôs boas coisas. Estou muito agradecido pela unidade ter realizado essa atividade que abraçei assim que os gestores me convidaram. O campeonato me relembrou alguns momentos bons que vivi na minha vida. Serviu como aprendizado para abrir nossa mente e enxergar novos caminhos.  A vinda dos jogadores foi muito bacana e a camisa que eu recebi vai servir pra me lembrar de tudo o que passei. Desde que esse campeonato aconteceu muitos adolescentes e jovens vieram falar comigo e vi que dá pra ver o mundo de outra maneira, por isso, deixo aqui o meu pedido para que projetos  como esses não parem de ser realizados, pois nos ajudam e servem para cada um de nós olhar a vida com outros olhos" ,destacou.

Já o mellhor goleiro da competição também reforça o pedido para que mais atividades como essa aconteçam. "Meu sonho sempre foi ser jogador de futebol ,mas eu nunca tive oportunidade, pois  desde novo eu inventei de entrar no mundo do crime por falta de opção e  também pelas dificuldades dentro de casa. Estou muito feliz e agradecido pela unidade ter me dado essa oportunidade. Eu escolhi ser goleiro e fui o menos vazado desse campeonato.Queria tanto estar perto da minha família para eles verem o meu crescimento diário, mas infelizmente não é possível. Por isso, agradeço os agentes  e os gerentes da unidade que nos ajudam a superar esse obstáculos da nossa vida e reforço o pedidos de que atividades como essas se repitam ,pois nos ajudam a distrair a nossa mente no dia a dia", ressaltou. 

O pedido dos jogadores foi atendido,pois o responsável pretende ampliar as atividades. " O último evento esportivo realizado aqui foi em 2019 quando os adolescentes participaram de um torneio de futsal entre as unidades do Iases. Agora, com o sucesso da competição e o bom resultado que obtivemos nesse campeonato, a Comissão do Projeto fará uma seleção de atletas para fim de representar a Unip I, em amistosos entre unidades, torneios, campeonatos, fazendo interação entre o Instituto”, adiantou Bruno Cabral. Além dele, o projeto também contou com a colaboração dos agentes Fabrício Almeida Cadete  e Jean Nascimento e dos gestores da unidade. 

Os jogos

O responsável pelo projeto agente Bruno Cabral explicou que a competição foi realizada de acordo com as Regras Nacionais adotadas pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) e pelas normas regidas no presente regulamento, assim como o regulamento geral dos jogos.  “Repassamos para todos as normas, as regras e os regulamentos do torneio, inclusive as pontuações, as infrações durante o jogo e suas consequências”, informou.

Cada partida teve duração de 40 minutos, sendo dois tempos de 20 minutos cada e intervalo de 10 minutos.  Além dos seis jogadores, cada time tinha também um membro da comissão técnica. “Todos os jogadores estavam uniformizados com camisa com mangas, shorts e tênis, material todo fornecido pela unidade”, ressaltou Bruno Cabral.

Texto: Fernanda Pontes

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard