Conhecimento técnico, alinhamento metodológico e constante atualização. Tendo como base este tripé, a Subgerência de Formação e Pesquisa (Sufop), vinculada à Gerência Técnica (Getec), do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), está oferecendo diversos cursos de formação para os servidores. Só no mês de março, já foram 230 pessoas capacitadas, número igual ao do somatório dos três primeiros meses do ano passado.
“Um órgão que capacita seus servidores demonstra a preocupação com qualidade, respeitando a legalidade e a eficiência do serviço prestado. A evolução do Instituto certamente está ligada às formações”, avalia a pedagoga da Sufop, Frantieska Azevedo Monteiro.
No primeiro trimestre do ano foram mais de 500 servidores realizando cursos. Neste último mês foram 216 horas de capacitação, envolvendo agentes socioeducativos, técnicos e coordenadores de mais de dez setores diferentes. Os cursos atenderam servidores que estavam entrando no Iases e também os que já atuam há algum tempo e já passaram pelo curso inicial.
No total, foram 37 professores colaboradores, entre servidores do Iases, parceiros do Sistema de Garantia de Direitos, universidades e profissionais de empresas privadas.
"Capacitar os nossos servidores por nós mesmos é uma realização, uma conquista, e marca o início dessa nova etapa que a gerência está vivendo. Agora, além do curso de Fiscalização de Contratos, iremos ofertar capacitação a todos os servidores do Instituto também em outras áreas da Administração, utilizando o conhecimento técnico que já temos”, comemorou a gerente da Gerência Administrativa (Gerad), Marcela Carvalho.
Foram professores alguns colaboradores da Coordenação de Direitos Humanos e do Núcleo de Infância e Juventude da Defensoria Pública do Estado; os juízes Vladson Bittencourt e Patrícia Neves; representantes do Grupo Orgulho Liberdade e Dignidade (Gold); e da Secretaria Estadual de Direitos Humanos (Sedh).
As capacitações realizadas em março foram Gênero e Diversidade Sexual; Formação Introdutória Teórica e Prática para agentes socioeducativos; Compras, Licitação e Contratos, oferecidas para quase todos os servidores lotados na Gerad; Condução Responsável, com foco nos servidores que dirigem carros institucionais; Fiscalização de Contratos; e Liderança Estratégica para Coordenadores de Unidade, formação que abordou o tema Inteligência .
“Esta formação em Inteligência é inédita no Iases e me orgulha muito ter esta oportunidade, porque, apesar de termos um Núcleo de Inteligência, esta é a oportunidade de sistematizar este conhecimento e estar em consonância com todo o sistema de inteligência nacional”, disse o diretor de Ações Estratégicas do Instituto, Jeremias dos Santos, durante a sua apresentação na formação para coordenadores.
Para o mês de abril, a expectativa é fechar mais quatro turmas, nas áreas de Compras, Licitação e Registro de Preços, Educação Popular, Contratos e Círculo Formativo com os Subgerentes Socioeducativos, com 105 vagas distribuídas.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Marina Frossard
Tel: (27) 3636-5484
marina.frossard@iases.es.gov.br