Pelo quarto ano consecutivo, socioeducandos estão participando das provas do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes e Paebes Alfa) 2024. As avaliações começaram no último dia 06 e seguem até o dia 22 de novembro.
Participam estudantes que cursam o 2º, o 5º e o 9º anos do Ensino Fundamental e a 3ª série do Ensino Médio das redes municipais, estadual, do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes) e escolas privadas participantes.
“A participação dos socioeducandos nas provas do Paebes resulta de um esforço conjunto entre o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo e a Secretaria da Educação refletindo um importante compromisso social ao ampliar o alcance das políticas de educação inclusiva. Isso garante que todos os jovens, independentemente de sua situação, tenham acesso a uma educação de qualidade”, afirmou a titular da Subgerência de Escolarização e Espiritualidade (Suesp), Ana Carolina Lemos Macal.
Ainda segundo a subgerente, essa iniciativa reforça a convicção de que a educação é um direito fundamental e que o acompanhamento e a avaliação da aprendizagem são essenciais para oferecer uma educação transformadora e inclusiva.
Sobre o Paebes
Criado em 2000, o Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes) tem como objetivo avaliar a qualidade da Educação Básica da Rede Estadual e, por adesão, da rede municipal e privada.
O programa é uma ferramenta essencial para o aprimoramento das políticas educacionais do Espírito Santo, pois fornece um diagnóstico detalhado sobre o aprendizado dos estudantes e ajuda a identificar áreas que necessitam de desenvolvimento
As provas são realizadas anualmente e são avaliados alunos dos Níveis Fundamental e Médio. Nos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental são avaliados os componentes de Língua Portuguesa e Matemática. Já no 9º ano do Ensino Fundamental, Língua Portuguesa e Matemática são avaliados anualmente; adicionalmente, História e Geografia são incluídas em anos pares, enquanto Ciências é avaliada em anos ímpares.
Por fim, na 3ª série do Ensino Médio, Língua Portuguesa e Matemática também são avaliadas anualmente; em anos pares, História e Geografia são incluídas, e em anos ímpares, Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) são avaliadas.
Os resultados do Paebes descrevem as competências e habilidades que os estudantes demonstram ter aprendido, de acordo com uma escala de proficiência já pré-definida. A partir dos resultados do Paebes, as equipes pedagógicas e os gestores escolares podem realizar o planejamento de ações pedagógicas visando à melhoria da qualidade da educação pública estadual.
Já o Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo – Alfabetização (Paebes Alfa) tem o objetivo de avaliar a aprendizagem em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática das crianças do ciclo de alfabetização matriculadas no 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental da rede pública estadual. Participam, por adesão, das redes municipais e escolas particulares.
Envie sua sugestão de pauta para: imprensa@iases.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707