Em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, que acontece nesta quarta-feira (20), a equipe da Unidade de Internação Norte (Unis Norte) e realizou um evento que contou com a presença dos socioeducandos, professores, familiares e toda a comunidade socioeducativa.
O projeto "Sentindo na Pele" ocorreu no último dia 08, na Unidade de Internação Norte, e abordou questões relacionadas ao racismo e ao preconceito, promovendo a reflexão crítica entre os alunos, em ambiente diversificados e exposições de materiais confeccionados pelos jovens durante o período do projeto.
“O projeto sobre consciência negra reafirma o compromisso com a formação integral e a promoção que estimulem o diálogo e a conscientização sobre temas relevantes da sociedade. Agradecemos aos colaboradores da nossa escola referência da Secretaria da Educação (Sedu), por proporcionar esse momento agradável, à comunidade socioeducativa e aos que compareceram e contribuíram para o sucesso deste evento”, afirmou o gerente da Unis Norte, Marconi Pereira dos Santos.
Um dos participantes, um socioeducando de 18 anos da fase conclusiva, expressou a opinião dele sobre o evento. “Sou negro e neste projeto pude aprender todo a trajetória do negro até hoje, nas suas lutas, combate ao preconceito e as suas conquistas no mundo. Para mim, foi bem marcante participar do projeto na escola”, ressaltou.
A pedagoga da Sedu, Vera Lucia Carvalho Nogueira, aproveitou a ocasião para expressar gratidão pela oportunidade e a presença de todos os envolvidos. “Sem o envolvimento de todos os profissionais, não seria possível esse momento. O empenho de cada um tornou esse momento possível e trouxe ainda mais alegria e significado a essa ocasião. Foi maravilhoso poder compartilhar momentos preciosos e criar memórias inesquecíveis juntos”, destacou.
Projeto
O projeto "Sentindo na Pele" é uma iniciativa dos professores da Unidade de Internação Norte (Unis Norte), orientados pela equipe de professores da escola referência Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) “José de Caldas Brito”. A iniciativa busca integrar conhecimentos acadêmicos com a vivência real, promovendo uma educação que respeite e valorize a diversidade.
O projeto teve início no dia 24 de setembro de 2024, com a palestra da professora de História, Maria Valdineia, que, com uma abordagem envolvente, destacou a importância da conscientização sobre a história e a cultura afro-brasileira, enfatizando a necessidade de um combate ativo ao racismo em todas as suas formas.
Já no dia 10 de outubro, aconteceu a segunda palestra do projeto e, desta vez, com o bombeiro militar aposentado e coordenador da Defesa Civil, Paulo Roberto Rodrigues do Nascimento, que contou o seu relato de vida e experiência em sua trajetória. Por fim, no dia 24 de outubro, foi a terceira palestra foi com o agente socioeducativo Alessandro Rosa, que falou sobre igualdade racial e o combate ao preconceito.
Unis Sul
Já na Unidade de Internação Sul (Unis Sul) foi organizado um evento com palestrantes da comunidade de origem negra da região que trouxeram seu contexto de vida e seu papel na sociedade.
Além disso, os socioeducandos também apresentaram jogral sobre o tema histórico destacando a vida de Zumbi de Palmares e representaram algumas personalidades negras que destacaram na atualidade como Barack e Michele Obama, Negra Li, Pelé, Gilberto Gil.
Houve ainda apresentação de capoeira destacando a dança e as lutas do povo negro.
A apresentação também comemorou o aniversário de Zumbi dos Palmares e foi organizada em parceria com a equipe da Sedu que atua na unidade.
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial