20/08/2024 16h54 - Atualizado em 27/08/2024 16h41

Socioeducandos do Iases se classificam para segunda etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática

Foto ilustrativa

Quatro socioeducandos da Unidade de Internação Norte (Unis Norte) se classificaram para a 2ª fase da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2024). Os classificados são estudantes da unidade referência Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) José de Caldas Brito, em Linhares.

Ao todo, do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), foram inscritos 66 estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. O resultado foi publicado no último dia 02, no site http://www.obmep.org.br/noticias.DO?id=988.

A 2ª fase da OBMEP será realizada no dia 19 de outubro e no dia 20 de dezembro será a divulgação dos premiados.

No Iases, quem cuida das inscrições dos socioeducandos na Olimpíada Brasileira de Matemática é a Subgerência de Escolarização e Espiritualidade (Suesp). A primeira fase da Olimpíada aconteceu no dia 04 de junho e contou com prova de vinte questões, entre raciocínio lógico, geometria e álgebra. Na segunda fase, a prova será discursiva.

“A participação dos alunos da socioeducação na Olimpíada de Matemática é uma experiência desafiadora. É uma oportunidade única para eles testarem suas habilidades matemáticas e demonstrarem seus talentos em uma competição de abrangência nacional”, disse a subgerente de Escolarização e Espiritualidade, Ana Carolina Macal.

"Recebi a notícia que passei para a 2ª fase da Olimpíada de Matemática com surpresa, pois não esperava minha aprovação nesta etapa, achava que eu não tinha capacidade. Fiquei muito feliz com o resultado. Foi a minha mãe e meu irmão que me deram a notícia, junto com a pedagoga referência da escolarização. Agora, estou com muita expectativa para a próxima prova em outubro, pois quero me preparar para realizar uma boa prova. Mesmo que eu não passe, eu sei que superei meus desafios e posso conquistar o que almejo", disse um dos classificados, um socioeducando de 16 anos que cursa a 1ª série do ensino regular. 

OBMEP 2024

Considerada a maior competição científica do Brasil, este ano mais de 18,5 milhões de alunos de todas as regiões do País participaram da prova na primeira etapa, alcançando uma cobertura recorde na realização da prova: 99,9% dos municípios brasileiros e mais de 56,5 mil escolas participantes. A primeira fase da Olimpíada aconteceu no dia 04 de junho e contou com prova de vinte questões, entre raciocínio lógico, geometria e álgebra. Na segunda fase, a prova será discursiva.

Para esta edição, os objetivos da 19ª OBMEP 2024 são estimular e promover o estudo da Matemática no Brasil; contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a um material didático de qualidade; promover a difusão da cultura da matemática; identificar jovens talentos e incentivar o ingresso deles em universidades nas áreas científicas e tecnológicas.

Também visa a incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas e privadas, contribuindo com a valorização profissional; contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, com os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas, além de promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Sobre a OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas reúne todos os anos mais de 18 milhões de estudantes de todo o País. Destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a olimpíada contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos da disciplina. 

Criada em 2005 pelo IMPA e realizada com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

Texto: Fernanda Pontes

 
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard