Uma tarde cheia de risos e muita palhaçada. Assim foi a participação dos socioeducandos de todas as unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), durante a live exibida pelo grupo de teatro “Meu Clown”, composto por palhaços. A exibição da live ficou disponível para todas as 13 unidades do Instituto e alcançou 249 visualizações.
“Na live, os atores vestidos de palhaços brincaram com os adolescentes e servidores, por meio de contação de histórias, jogos de palavras e muito riso. Essa atividade teve como objetivo promover o acesso democrático à arte e à cultura popular, tendo como foco a figura do palhaço”, destacou a subgerente de Escolarização e Espiritualidade, Frantieska Azevedo Monteiro.
A atividade ocorreu no dia 23 de julho e faz parte do projeto de extensão “Diretrizes da Educação Escolar na Socioeducação”, desenvolvido pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em parceria com a Subgerência de Escolarização e Espiritualidade do Iases (Suesp) e a Secretaria da Educação (Sedu).
Projeto de Extensão
Intitulado “Diretrizes da Educação Escolar na Socioeducação", o projeto de extensão tem como objetivo trabalhar as questões que envolvem a educação na socioeducação, a escolarização, os contextos e territórios dos alunos do Iases.
“Nesse projeto, participam todas as Unidades de Internação e Semiliberdades, contendo quatro turmas que envolvem servidores, professores, pedagogos e gestores, abrangendo temas mensais, como direitos humanos, diversidade, inclusão, racismo, educação formal e não formal, infância, adolescência e violência”, explicou Frantieska Monteiro.
A formação tem carga horária total de 100 horas e teve início no mês de abril, com previsão de término para o mês de outubro. “Mais de 300 alunos estão participando desse projeto, sendo 200 deles servidores do Iases, entre professores, pedagogos, gestores e agentes socioeducativos. A nossa expectativa é de que todos os cursistas possam concluir o projeto de extensão, com 100% de aproveitamento, e ter uma bagagem de conhecimento que os possibilitem ser servidores e pessoas mais sensíveis às temáticas afetas à socioeducação”, avaliou a subgerente de Escolarização e Espiritualidade.
Grupo teatral “Meu Clown”
“Meu Clown” é um grupo teatral com ênfase na arte da palhaçaria, que produz espetáculos cênicos e faz intervenções culturais e socioculturais. Formado por artistas, professores e pesquisadores acadêmicos, o grupo atua desde 2005. Foi constituído na cidade de São Paulo e hoje tem sua sede em Maringá, no Paraná. A interação buscou promover o acesso democrático à arte e à cultura popular, tendo como foco a figura do palhaço.
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br