Nos dias 11 e 12 de dezembro, 69 adolescentes que cumprem medida no Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) farão a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que avalia o desempenho dos estudantes concluintes ou que já concluíram o Ensino Médio como forma de ingresso no ensino superior.
As inscrições aconteceram de 24 de setembro a 05 de outubro e foram realizadas exclusivamente pela internet. De acordo com a subgerente de Escolarização e Espiritualidade (Suesp), Franciele Amaral, cada unidade socioeducativa indicou um responsável pedagógico para inscrever os adolescentes. “Além das inscrições, esse profissional acompanha todo o processo para o exame e visualiza todas as informações, inclusive os resultados dos adolescentes para auxiliá-los no ingresso ao ensino superior”, informou.
A escolarização nas Unidades do Iases é realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu). Os professores e as equipes pedagógicas trabalham com atividades, conforme currículo escolar. Para o Enem, as unidades também realizam simulados, aulões e atividades direcionadas para o preparo dos socioeducandos, o que possibilita identificar o desempenho de cada adolescente até o dia da prova.
A avaliação do primeiro dia começa às 12h30, com preenchimento de questionário socioeconômico, e termina às 19h. Já no segundo dia, a prova começa às 13h15, com término às 18h30.
As provas objetivas e a redação avaliarão áreas de conhecimento do ensino médio e seus respectivos componentes curriculares, tais como: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.
Encceja
O Iases possibilitou a inscrição de 654 socioeducandos para a prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que ocorreu nos dias 18 e 19 de setembro. O Encceja tem como principal objetivo construir uma referência nacional de educação para jovens e adultos por meio da avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar.
O exame para pessoas privadas de liberdade foram realizados em datas com editais diferentes dos inscritos no exame do território nacional.
A participação no Encceja é voluntária e gratuita, destinada aos jovens e adultos. É preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame, e para a certificação do ensino médio é exigida a idade mínima de 18 anos no dia de aplicação da prova.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Iases
Paula Lima
Tel: (27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br