Dois socioeducandos da Unidade de Internação Sul (Unis Sul) do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) participaram, no dia 29 de janeiro, uma visita pedagógica ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Cachoeiro de Itapemirim.
A iniciativa, promovida pelo Núcleo de Atendimento ao Egresso (Nuae) Sul com o objetivo de fortalecer a aproximação junto aos socioeducandos, teve como foco a apresentação institucional do Sebrae e a criação de um ambiente motivacional, a partir do compartilhamento de experiências e exemplos de desenvolvimento profissional, mesmo diante de adversidades.
Durante a atividade, os adolescentes participantes tiveram contato com conteúdos relacionados ao empreendedorismo, ao mercado de trabalho e à importância do planejamento para a construção de projetos de vida. A apresentação abordou ainda os pilares de atuação do Sebrae, como a capacitação prática e acessível, a orientação para o mercado de trabalho e o fortalecimento da autonomia e da autoestima, com metodologias adaptadas à realidade dos participantes.
O analista técnico do Sebrae, Cezar Augusto de Souza Lima, destacou que a iniciativa buscou ampliar o olhar dos jovens sobre possibilidades futuras. “O Sebrae olha cada pessoa como um potencial empreendedor, independente da sua história. Nossa filosofia é despertar protagonismo e ajudar esses jovens a enxergarem possibilidades onde antes viam limitações, transformando conhecimento em ação prática para a construção de um futuro digno e produtivo”, explicou.
Para o gerente da Unis Sul, Alessandro Mateus, a visita pedagógica contribui para o processo socioeducativo. “Essas experiências externas aproximam os socioeducandos de novas referências e ajudam a ampliar a compreensão sobre qualificação profissional e possibilidades futuras”, afirmou.
Texto: Rafaela Salvador
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial