Cinquenta e três adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na Unidade de Internação Sul (Unis Sul) do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), participaram de uma programação especial em homenagem ao Dia da Consciência Negra. O evento teve como objetivo promover reflexões sobre a valorização da cultura afro-brasileira, o enfrentamento ao racismo e o fortalecimento da identidade étnico-racial dos socioeducandos.
Dinâmicas participativas, apresentação de materiais educativos sobre a trajetória histórica da população negra no Brasil, suas contribuições sociais, culturais, políticas e os desafios ainda enfrentados na sociedade fizeram parte da programação do evento que aconteceu no último dia 19, na unidade. Estiveram presentes professores, servidores da unidade e da representante da 2ª Defensoria da Infância e Juventude de Cachoeiro de Itapemirim, Emiliana Carolina de Oliveira Monteiro.
Na ocasião também foram abordados temas como Direitos Humanos, Igualdade Racial, Discriminação e Preconceito. A pedagoga da unidade, Mary Jane Alves, contou que essa ação foi realizada em continuidade ao concurso de redação promovido pelo Instituto cujo tema foi “Experiências de racismo vividas na adolescência: Como as experiências pessoais de racismo podem contribuir na construção de uma sociedade antirracista”.
“A atividade favoreceu o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como empatia, respeito às diferenças, consciência social e senso de pertencimento e fomentou reflexões significativas entre os adolescentes e ampliou o debate sobre a temática racial no contexto socioeducativo”, explicou Mary Jane Alves.
E surtiu efeito, pois a pedagoga contou que os adolescentes demonstraram interesse e participação ativa durante o evento. “Muitos compartilharam percepções, reflexões e experiências pessoais, inclusive por meio da música, sobre situações de desigualdade racial vivenciadas no cotidiano”, destacou.
O gerente da unidade, Alessandro Mateus, explicou que essa iniciativa integra o conjunto de intervenções pedagógicas da equipe da Secretaria da Educação (Sedu) juntamente com a equipe da unidade e que contribuem para o fortalecimento de valores cidadãs, para o desenvolvimento de uma postura mais reflexiva e para o reconhecimento da diversidade como componente essencial à convivência democrática.
“A equipe pedagógica seguirá promovendo iniciativas que estimulem o diálogo, valorizem identidades e fortaleçam a formação de uma consciência crítica, reforçando o desenvolvimento integral dos adolescentes e reafirmando o compromisso institucional com os princípios do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo”, declarou Alessandro Mateus.
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial