Uma exposição com fotos produzidas por seis adolescentes que cumprem medida socioeducativa da Unidade de Internação Sul (Unis Sul) do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) é o resultado das aulas do curso de fotografia, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) aos jovens da unidade. A mostra “Além dos Muros” ficará exposta até novembro em um espaço artístico dentro da unidade.
A formatura aconteceu na última quarta-feira (22), na unidade, e contou com a presença dos familiares dos socioeducandos; dos servidores da unidade; do professor do curso, Jonathan Lessa; do gerente da Unis Sul, Alessandro Matheus; do gerente de educação profissional do Senac de Cachoeiro de Itapemirim, Hiago Couto; do juiz colaborador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Socioeducativo (GMF SE) do Poder Judiciário do Estado, Diego Ramirez Grigio Silva; e da promotora de justiça da Infância e Juventude do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), Juliana Ortega.
Segundo Jonathan Lessa, esses jovens mostraram que são capazes de olhar o mundo de outro jeito, com sensibilidade, coragem e esperança. “Cada foto feita por vocês é prova de que sempre existe um novo começo, mesmo quando os muros parecem altos demais. Continuem acreditando, desenvolvendo seus talentos e usando tudo o que aprenderam aqui para construir caminhos melhores. O mundo espera pelo olhar de vocês”, afirmou.
Para um dos socioeducandos que participou do curso, a experiência foi transformadora. “Agora, com uma câmera na mão, a gente sente que pode fazer a nossa própria história. Esse curso nos deu mais do que uma ferramenta, nos deu esperança. Parabéns a todos os meus colegas. Que a gente continue clicando e registrando um futuro melhor”, declarou.
Ao final da cerimônia, os socioeducandos receberam seus certificados.
Sobre o curso
Com duração de 190 horas e duração de dois meses e meio, o curso teve o objetivo de desenvolver um olhar crítico, estimular a criatividade e ampliar as oportunidades de reinserção social dos adolescentes. Durante as aulas, os socioeducandos aprenderam sobre linguagem fotográfica e manuseio de equipamentos, além de colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em atividades supervisionadas.
Texto: Fernanda Pontes e colaboração da Assessoria de Comunicação do Senac/ES
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial