28/10/2025 16h03 - Atualizado em 28/10/2025 16h19

Socioeducandos da Unis Sul concluem curso de Fotografia ofertado pelo Senac

Uma exposição com fotos produzidas por seis adolescentes que cumprem medida socioeducativa da Unidade de Internação Sul (Unis Sul) do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) é o resultado das aulas do curso de fotografia, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) aos jovens da unidade. A mostra “Além dos Muros” ficará exposta até novembro em um espaço artístico dentro da unidade.

A formatura aconteceu na última quarta-feira (22), na unidade, e contou com a presença dos familiares dos socioeducandos; dos servidores da unidade; do professor do curso, Jonathan Lessa; do gerente da Unis Sul, Alessandro Matheus; do gerente de educação profissional do Senac de Cachoeiro de Itapemirim, Hiago Couto; do juiz colaborador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Socioeducativo (GMF SE) do Poder Judiciário do Estado, Diego Ramirez Grigio Silva; e da promotora de justiça da Infância e Juventude do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), Juliana Ortega.

Segundo Jonathan Lessa, esses jovens mostraram que são capazes de olhar o mundo de outro jeito, com sensibilidade, coragem e esperança. “Cada foto feita por vocês é prova de que sempre existe um novo começo, mesmo quando os muros parecem altos demais. Continuem acreditando, desenvolvendo seus talentos e usando tudo o que aprenderam aqui para construir caminhos melhores. O mundo espera pelo olhar de vocês”, afirmou.

Para um dos socioeducandos que participou do curso, a experiência foi transformadora. “Agora, com uma câmera na mão, a gente sente que pode fazer a nossa própria história. Esse curso nos deu mais do que uma ferramenta, nos deu esperança. Parabéns a todos os meus colegas. Que a gente continue clicando e registrando um futuro melhor”, declarou.

Ao final da cerimônia, os socioeducandos receberam seus certificados.

Sobre o curso

Com duração de 190 horas e duração de dois meses e meio, o curso teve o objetivo de desenvolver um olhar crítico, estimular a criatividade e ampliar as oportunidades de reinserção social dos adolescentes. Durante as aulas, os socioeducandos aprenderam sobre linguagem fotográfica e manuseio de equipamentos, além de colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em atividades supervisionadas.

 

Texto: Fernanda Pontes e colaboração da Assessoria de Comunicação do Senac/ES

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes

(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br

Instagram: @iasesoficial

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard