Três socioeducandos que cumprem medida socioeducativa na Unidade de Internação Norte (Unis Norte) participaram da uma visita pedagógica ao Projeto Tamar e à Reserva Biológica dos Comboios Regência, localizados na Vila de Regência, em Linhares. O passeio aconteceu no último dia 20.
Durante a visita, os adolescentes puderam ver de perto o trabalho de preservação e resgate de diferentes espécies de tartarugas marinhas realizado, diariamente, pelo Tamar. De acordo com o agente socioeducativo que está respondendo interinamente pela Gerência da Unis Norte, Marconi Pereira, entre os locais disponíveis para visitação, os aquários e o espaço destinado à desova das tartarugas foram os que mais chamaram atenção dos jovens. “É muito importante promover esse contato com a natureza, sempre incentivando a conscientização quanto aos perigos da falta de preservação do meio ambiente”, destacou.
A saída pedagógica foi acompanhada por agentes socioeducativos, pelas pedagogas Tássia Lino e Vera Lúcia Carvalho e por funcionários do local. “Além de conhecerem as diversas espécies marinhas, os socioeducandos também puderam aprender sobre a história Centro Ecológico. O Tamar tem como foco a pesquisa e a conservação das tartarugas marinhas, sendo, atualmente, uma referência mundial no assunto. A saída pedagógica também atuou no sentido de trabalhar a confiança e a responsabilidade dos adolescentes”, afirmou Tássia Lino.
O destaque do passeio ficou por conta da ossada de uma baleia da espécie Jubarte. “Além disso, um aquário com diversos exemplares da vida marinha da região, as diferentes espécies de tartarugas preservadas e a grande variedade de peixes também despertaram a curiosidade dos jovens”, informou a pedagoga Vera Lúcia Carvalho.
Na ocasião, os adolescentes também puderam ter contato com a natureza e aprenderam sobre o trabalho de preservação ambiental desenvolvido pelo projeto. “Foi maravilhoso esse passeio, porque aprender assim é bom e a tranquilidade deste lugar faz bem para a alma”, disse empolgado um dos socioeducandos de 18 anos que participou da atividade externa.
Projeto Tamar
A base do projeto implantada em Regência, desde 1982, é considerada uma das pioneiras e sua área de atuação estende-se entre os distritos de Barra do Riacho, no município de Aracruz, e de Regência, no município de Linhares, abrangendo a reserva biológica e a terra indígena de Comboios. Com o objetivo principal de proteger as desovas de tartaruga-de-couro, pois este é considerado um dos seus maiores sítios de desova dessa espécie no Estado. O nome faz referência à maneira como se organizavam os brancos colonizadores, em Comboios e Caravanas para desbravar e explorar a região, quando ela ainda era habitada pelos índios botocudos, etnia extinta desde o início do Século XX.
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial