Socioeducandos da Unidade de Internação Norte (Unis Norte) do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), localizada em Linhares, participaram de uma visita educativa ao Museu de Biologia Professor Mello Leitão, em Santa Teresa, na região serrana do Espírito Santo. A atividade foi realizada na última quinta-feira (5) e integrou ações pedagógicas e culturais desenvolvidas pela unidade, com o objetivo de ampliar os conhecimentos dos adolescentes sobre meio ambiente, ciência e história natural.
A visita foi realizada no espaço museológico, que abriga um acervo com mais de 40 mil exemplares de plantas e animais da Mata Atlântica, incluindo coleções históricas de aves, morcegos e espécies da flora regional. Fundado em 1949 pelo naturalista capixaba Augusto Ruschi, o museu é referência nacional em estudos sobre biodiversidade e preservação ambiental no bioma da Mata Atlântica.
Durante a programação, os socioeducandos participaram de atividades guiadas, conduzidas por educadores e especialistas do museu, que abordaram temas como conservação ambiental, funcionamento dos ecossistemas e a importância da ciência para a proteção da natureza. A iniciativa também favoreceu a integração entre meio ambiente, cultura e turismo, estimulando reflexões sobre a relação entre ciência e cotidiano.
Para um dos adolescentes de 17 anos, a experiência marcou o primeiro contato com um museu de biologia. “Nunca tinha ido a um museu e pude aprender e vivenciar muitas experiências novas. Achei a cidade linda e os funcionários do museu muito atenciosos com a nossa presença. Fiquei admirado com o trabalho que eles fazem de preservação ambiental, que é muito importante para as próximas gerações”, relatou.
Segundo a pedagoga da unidade, Tássia Lino, a atividade teve impacto positivo no processo formativo dos adolescentes ao ampliar horizontes e despertar o interesse pelo conhecimento científico. “Eles nunca haviam tido contato com um espaço voltado para a ciência, a preservação ambiental e a história natural. Atividades como essa ampliam horizontes, despertam a curiosidade e contribuem de forma significativa para o processo educativo”, afirmou.
O gerente da Unis Norte, Marconi Pereira dos Santos, ressaltou a importância das saídas pedagógicas no cumprimento da medida socioeducativa. “Essas atividades contribuem para o desenvolvimento do senso de responsabilidade, a ampliação dos conhecimentos pedagógicos e a inserção social dos socioeducandos. São momentos de interação com a sociedade, aprendizado e lazer”, avaliou. Para ele, ações como essa reforçam o papel da socioeducação na oferta de oportunidades que favorecem a reinserção dos adolescentes na sociedade.
Texto: Rafaela Salvador
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial