Quinze adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na Unidade de Internação Norte (Unis Norte) do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) deram mais um passo importante em suas vidas: a conclusão do curso de Balconista de Farmácia. A formatura foi realizada na última quinta-feira (18), na unidade, e acompanhada pelos familiares dos adolescentes e a equipe técnica da unidade.
“A oferta de cursos durante o cumprimento da medida socioeducativa é de extrema importância, pois a educação e a qualidade profissional são direitos fundamentais para o crescimento profissional dos socioeducandos”, avaliou o gerente da Unis Norte, Marconi Pereira dos Santos.
Ofertado pelo programa Qualificar ES, em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), a Subgerência de Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer (SUPREC) e o Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Fernandes Coutinho, o curso teve carga horária de 60 horas e teve como objetivo principal ensinar os alunos formas de organização e armazenamento de mercadoria e produtos farmacêuticos.
Um dos participantes, um socioeducando de 18 anos, afirmou que o curso fará a diferença na vida de todos. “Em sala, aprendemos os cuidados e necessidades conosco e com os outros. Desenvolvemos um olhar discreto ao lidar com as necessidades, que é crucial para construir um ambiente de confiança. Afunilamos nosso ego e liberamos nosso crescer”, disse.
Durante a entrega dos certificados, a subgerente socioeducativa, Natália Garcia Verly, ressaltou o significado da formação. “A formatura não é só um certificado, é um sinal de recomeço. É uma vitória para cada jovem o enfrentamento desse desafio. Agora eles têm uma nova ferramenta nas mãos, uma chance de escrever uma nova história, e o mais importante, mostraram que são capazes”, afirmou.
Já outro formando também de 18 anos que participou do curso disse que a formação foi um desafio: “Gostei muito de participar do curso. Achei que não ia dar conta, mas com ajuda das minhas técnicas e da subgerente Natalia, foi possível terminá-lo. Estou muito feliz em conseguir e divido minha alegria com meu colega de medida que vem me ajudando aqui dentro”, contou.
Estiveram presentes na formatura o coordenador do curso, Gregorye Britto; a professora responsável por ministrar o curso, Emanuelle França; a coordenadora do Núcleo de Atendimento ao Egresso (Nuae), Caroline Baptisti Silva Tomaz, e toda sua equipe.
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial