Doze socioeducandos da Unidade de Internação Provisória Norte (Unip Norte) tiveram a oportunidade de participar do Projeto de Construção de Vasos Ornamentais. Durante a oficina, os participantes aprenderam como é o processo de fabricação e desinformação dos vasos.
A ação ocorreu entre os dias 24 de setembro e 19 de novembro e foi promovida pela equipe técnica do Projeto Inicial I, tendo a participação do agente socioeducativo Eduardo Ferreira dos Santos e o apoio de diversos servidores.
“O projeto de confecção de vasos ornamentais funciona como um importante instrumento atuante no processo de cumprimento da medida socioeducativa, com ênfase às oportunidades futuras. Nesse processo, espera-se que o adolescente se aproprie dos conhecimentos trabalhados, compreendendo-os como uma maneira de desenvolver habilidades que possam criar oportunidades para o seu ingresso no mercado de trabalho”, disse a assistente social Elidimara Feliciana Delgado.
Durante a atividade, dois socioeducandos se destacaram. “Eles passaram a direcionar e instruir os demais socioeducandos na produção de vasos, atuando como monitores da oficina”, acrescentou Santos.
Um socioeducando de 17 anos participante da oficina relatou a importância do aprendizado para a vida. “O projeto ajudou a me mostrar que tem como fazer coisas boas na vida, pois basta apenas ter oportunidade e força de vontade. Me senti realizado na confecção dos vasos e não imaginava que me sairia tão bem. Me senti como um artista, pois foi uma obra de arte. Assim que sair da unidade, pretendo dar continuidade a essa atividade, vender os vasos e até mesmo presentear familiares e amigos”, contou.
A agente socioeducativa Marlusa Lauers Pandolfi, integrante da equipe que atuou no projeto, destacou o potencial que essa atividade teve de despertar o talento desses jovens. “É sempre um prazer muito grande quando podemos contribuir de alguma forma para novas formações, aprendizados e o crescimento desses adolescentes. Promover essa oficina de vasos ornamentais é oferecer novas expectativas e a oportunidade de recomeçar a vida”, ressaltou.
Outro socioeducando de 16 anos também comentou a respeito da oportunidade concedida pelo projeto. “Foi muito importante participar do projeto. Me senti privilegiado e será de grande valor na minha vida. Pretendo também investir nessa profissão assim que finalizar o cumprimento da minha medida. A confecção dos vasos foi uma grande experiência e ao desenformá-los não imaginava no resultado que ficaria tão bonito”, disse.
O projeto conta ainda com uma próxima etapa em que serão feitas pinturas dos vasos e, logo depois, o plantio no jardim para a ornamentação da Unidade.
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial