Educação Sexual e Reprodutiva. Esse foi o tema da palestra da qual que os socieducandos da Unidade de Internação Provisória Norte (Unip Norte) participaram. A ação foi realizada em parceria com a Secretaria da Educação (Sedu) e teve objetivo de informar sobre doenças sexualmente transmissíveis, formas de transmissão, sintomas e prevenção.
A palestra foi ministrada no dia 12 de novembro, pelo professor de Biologia Joabe Lopes Silva. Toda a ação envolveu alunos, professores da escola de referência “Escola Estatual de Ensino Fundamental e Médio (E.E.E.F.M.) Professora Regina Banhos Paixão” e servidores da unidade.
“A maioria dos socioeducandos tem a vida sexualmente ativa e, por isso, é necessário levar informações aos jovens para tentar diminuir o número de pessoas doentes por falta de conhecimento”, relatou a pedagoga da Sedu, Luana Rezende.
Ao final da apresentação, a equipe do Núcleo de Atenção as Políticas de Saúde (Naps) fez algumas ações de saúde entre os presentes como aferição de pressão arterial, glicose, teste rápido de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).
A subgerente socioeducativa da Unidade, Lorena Valfré, destacou a importância da abordagem do tema. “É uma temática que necessita transmitir conhecimento e esclarecer dúvidas, sensibilizando os adolescentes a adquirir informação sobre transmissão, contágio e formas de prevenção, primando pela qualidade das relações, saúde e bem-estar. Todos tiveram a oportunidade de saber como está a saúde e adquirir conhecimentos sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis”, disse.
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial