Com o objetivo de reforçar a importância da arte na divulgação de novas perspectivas e oportunidades de transformação, cinco adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na Unidade de Internação Provisória II (Unip II) concluíram o curso de pintura em tela, ofertado pelo programa Qualificar ES.
O curso foi concluído último dia 02 de abril. De acordo com a professora responsável pelo curso, Letícia Martins Doche, as aulas aconteciam duas vezes por semana. “Durante quase um mês de aulas, os socioeducandos tiveram a oportunidade de desenvolver suas habilidades artísticas e criativas com a ajuda das sessões de pintura”, afirmou.
A pedagoga da unidade, Patrícia Naves, destacou o engajamento dos alunos. “A participação dos adolescentes foi ótima. Eles se dedicaram a expressar os seus sentimentos por meio da arte e fazem questão de entregar seus trabalhos aos familiares”, disse.
O encerramento do curso foi um momento de reconhecimento e valorização do esforço dos adolescentes, que, por meio da programação, conseguiram compartilhar suas criações e refletir sobre o aprendizado adquirido. “Fiquei muito feliz participando do projeto e gostaria de continuar fazendo pintura no futuro”, disse um dos socioeducandos que participou do curso.
“Todos os socioeducandos têm potenciais que necessitam ser estimulados e valorizados. Assim, a oferta de atividades que promovam a criatividade não é apenas um meio de ocupar o tempo, mas sim uma estratégia fundamental para o desenvolvimento emocional, cognitivo e social dos adolescentes e jovens que passam pela unidade”, destacou a subgerente Socioeducativa, Priscilla Pessoa.
Participaram da programação de encerramento a equipe técnica de referência dos adolescentes e os agentes socioeducativos que acompanham os adolescentes no espaço pedagógico.
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial