A Unidade de Internação Provisória I (Unip I) do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), em Cariacica, promoveu uma palestra sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A iniciativa integrou a programação do Novembro Azul e foi realizada em parceria com o Núcleo de Saúde (Nusa) do Iases e a Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica (Semus).
O encontro, realizado no último dia 18 no auditório do Espaço Pedagógico da unidade, foi conduzido pela servidora do Nusa, Iná Bayer, e pelos profissionais da Semus, Patrícia Costa da Silva Coelho e Luciano Moulino Guidono.
A subgerente socioeducativa da Unip I, Márcia Kill Ramos, destacou que a atividade buscou incentivar práticas de autocuidado entre os socioeducandos. “Criamos um espaço de diálogo para esclarecimentos e orientações, estimulando a adoção de hábitos saudáveis. Esperamos que esses adolescentes e jovens se tornem multiplicadores de boas práticas em seus ambientes familiar e comunitário”, afirmou.
Durante a palestra, foram apresentados conteúdos sobre fatores de risco, medidas preventivas, importância do diagnóstico precoce, acesso aos serviços de saúde e hábitos de vida saudáveis, além da desconstrução de mitos e tabus relacionados ao câncer de próstata. A programação também incluiu um momento de relaxamento, com técnicas de meditação e aromaterapia.
Para a servidora Iná Bayer, iniciativas educativas voltadas para a saúde no contexto da socioeducação contribuem para a formação integral dos adolescentes. “Cada palestra representa uma oportunidade de ampliar conhecimentos, quebrar tabus e promover escolhas mais seguras. Discutir o ‘Novembro Azul’ com esse público é um compromisso com o futuro da saúde masculina”, ressaltou.
O gerente da unidade, Thiago Machado, destacou que o tema ainda enfrenta resistência, inclusive entre os jovens. “Por isso, buscamos profissionais especializados, capazes de apresentar informações de forma clara e objetiva, contribuindo para o desenvolvimento de hábitos mais saudáveis e para a melhoria da qualidade de vida dos socioeducandos”, concluiu.
Texto: Rafaela Salvador
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial