19/11/2025 16h29

Socioeducandos da Unimetro participam de mostra sobre afrobrasilidade

Permitir que os alunos tivessem contato com diferentes formas de manifestação cultural nacional. Foi com essa proposta que os adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro) do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) participaram de uma mostra cultural cujo tema foi a “Afrobrasilidade na escola: arte, música, matemática e resistência”.

A ação, desenvolvida pela Secretaria da Educação (Sedu) e realizada pela Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Francelina Carneiro Setúbal, escola referência da unidade, aconteceu nos dias 28 e 29 de outubro.

Os socioeducandos tiveram um prazo de 15 dias para realizarem o estudo e a confecção dos projetos. O resultado foram obras sobre: cientistas brasileiros, em especial, aqueles que vieram das comunidades; danças e esportes nacionais, como capoeira e samba; biodiversidade afro-brasileira; jogos matemáticos com influência africana; representatividade e herança afro-brasileira com a apresentação de personalidades importantes do nosso país, como a história dos padrões de estampas afro-brasileiras e, por fim, um podcast sobre os quilombos, com uma descendente de quilombola como entrevistada.

Segundo a gerente da unidade, Izabella Gomes Dias, a mostra proporcionou uma experiência de aprendizagem interativa, favorecendo a troca de conhecimentos e o estímulo à criatividade dos adolescentes.

 “O evento proporcionou o envolvimento da comunidade socioeducativa para valorização dos trabalhos realizados pelos socioeducandos, promoveu um ambiente rico de conteúdo e identidade histórica. O jovem é o principal ator de toda condução, enquanto a equipe e a família espectadores de um espetáculo bem descontraído”, declarou.

Texto: Fernanda Pontes

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes

(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br

Instagram: @iasesoficial

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard