Um socioeducando de 16 anos que está na fase conclusiva do cumprimento da medida socioeducativa na Unidade de Internação Socioeducativa (Unis) foi o protagonista de uma peça de teatro apresentada durante o Seminário sobre Espiritualidade e Saúde Mental, realizado nas últimas quinta-feira (22) e sexta-feira (23), no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Com foco na espiritualidade, a peça intitulada “A escolha” realizou uma abordagem sobre o duelo entre o bem e o mal diante das oportunidades da vida e as consequências de fazer escolhas erradas. Na apresentação, que emocionou os participantes, o socioeducando foi acompanhado da agente socioeducativa Maria Aparecida Rigueti e do agente socioeducativo Gilberto Santos, referência de espiritualidade da unidade.
Além da participação no teatro, o socioeducando demonstrou desenvoltura ao registrar fotografias do evento. De acordo com a gerente socioeducativa da Unis, Caroline Amado, o jovem participou de uma oficina de fotografia com o tema "Pega Visão", ofertada aos socioeducandos da unidade, por meio do projeto Crias.Lab. “Essa foi uma experiência enriquecedora para ele, pois teve a oportunidade de explorar a arte da fotografia em um ambiente externo à Unidade”, disse.
Outro socioeducando também teve a oportunidade de atuar no Seminário e auxiliar no credenciamento e recepção das pessoas inscritas no evento. Segundo Caroline Amado, essa chance foi concedida ao adolescente devido à participação dele em cursos profissionalizantes ofertados em parceria com o Qualificar ES, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).
“Essas oportunidades ofertadas aos socioeducandos são cruciais para o desenvolvimento do processo socioeducativo, pois contribuem para a integração social e o crescimento pessoal. Como gerente da Unis, me sinto grata pelos servidores e parceiros que atuam em prol de uma socioeducação comprometida com a proposta pedagógica, indo além da responsabilização e desaprovação dos atos infracionais cometidos”, destacou Caroline Amado.
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial