19/04/2023 16h10 - Atualizado em 26/04/2023 17h48

Servidor do Iases ministra palestra sobre drogas em escola da região rural de Domingos Martins

Falar sobre os perigos das drogas e a importância do cumprimento dos direitos e deveres previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca). Foi com esses objetivos que o agente socioeducativo e coordenador do Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase), Valtemir Luis Figueiredo, ministrou uma palestra no último dia 12, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Augusto Peter Berthold Pagung, em Melgaço, no município de Domingos Martins.

O agente, que é bacharel em Teologia, pós-graduado em Psicanálise Clínica e em Saúde Mental, com ênfase em dependência química, contou que foi convidado pela diretora da escola para falar sobre o tema devido à experiência no assunto. “Me surpreendi com a receptividade dos alunos que prestaram atenção, fizeram perguntas e interagiram bastante”, disse Figueiredo.

Entre os assuntos abordados na palestra estavam a proteção integral e prioritária dos jovens em condição peculiar de desenvolvimento. “O Estatuto da Criança e do Adolescente define a proteção integral e prevê a integração operacional dos órgãos e instituições públicas e entidades da sociedade civil, visando à proteção, à responsabilização por ação ou omissão de violação dos direitos, à aplicação dos instrumentos postulados pelo sistema e à interação entre os atores desse sistema", explicou o coordenador do Ciase.