Um sorriso no rosto e um ritual para marcar a mudança de fase. É dessa maneira que as socioeducandas da Unidade Feminina de Internação (UFI) celebraram o avanço alcançado dentro do cumprimento das medidas socioeducativas. Na ocasião, três adolescentes, sendo duas com 17 anos e uma com 18 anos, passaram da fase inicial para a intermediária.
O rito aconteceu no último dia 17 e a programação contou com louvor, assinatura do Termo da Mudança de Fase, Dinâmica de Grupo e escolha de um padrinho ou madrinha que acompanhará as adolescentes nesta nova fase. “Na ocasião, a pedagoga da Unidade explicou o rito de mudança de fase. Também foram expostos os objetivos e as expectativas em relação às adolescentes, durante a fase intermediária”, contou a gerente da Unidade Feminina de Internação, Mayra Barcelos.
A responsável pela UFI explicou que, na fase inicial, as meninas usam uma camisa cor de rosa e têm benefícios reduzidos. “A fase inicial dura, em média, três meses. Se durante esse período elas cumprirem todas as metas estipuladas para aquela etapa e não se envolverem em ocorrências, elas avançam para a fase intermediária. Caso contrário, esse período aumenta, pois depende muito do comportamento e do empenho delas”, explicou.
Na segunda etapa da medida socioeducativa, chamada de fase intermediária, as adolescentes têm mais benefícios. “Essa etapa tem duração média de seis meses. Elas passam a usar camisas na cor azul claro e contam com mais liberdade. A jornada é estendida, elas podem assistir televisão à noite e ter acesso aos cursos profissionalizantes”, informou Mayra Barcelos.
Depois do tempo médio de seis meses, as adolescentes passam para a fase conclusiva. “Essa é a última etapa. Nela, as socioeducandas podem circular pela unidade desacompanhadas e participar de atividades externas, caso aconteçam. A cor da camisa passa a ser cinza claro, o que nos ajuda na identificação das etapas de cada uma delas”, acrescentou.
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br