Com o objetivo de oferecer suporte adequado à saúde dos servidores, a Rede Abraço e o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) celebraram na manhã desta segunda-feira (19), uma parceria inédita no Estado, que vai contribuir significativamente para a valorização e preservação da saúde dos servidores públicos da socioeducação capixaba. O evento aconteceu no Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE) em Tucum, Cariacica.
Trata-se de um protocolo que vai identificar e encaminhar os colaboradores com problemas relacionados ao uso de produtos, substâncias e drogas para tratamento e acompanhamento de uma rede de apoio, garantindo assim um ambiente de trabalho saudável e seguro, de intervenção na situação e recuperação da saúde dos servidores envolvidos, que serão atendidos a partir de demanda espontânea pelo próprio servidor, encaminhamento pela gestão e/ou encaminhamento por outros servidores do Iases.
Ineditismo no cenário capixaba
“Estamos celebrando um acordo de autocuidado e atenção com os servidores que estão inseridos num espaço passível de inúmeros desafios. Ao reconhecer esta demanda e, consequentemente, suas fragilidades, conseguimos de forma eficaz cuidar dos servidores. Parabéns pela sensibilidade à toda direção do Iases. Com nosso enfoque multidisciplinar formado por médicos, assistentes sociais, psicólogos, nutricionista e enfermeiros, estamos de portas abertas para essa parceria tão importante para os servidores socioeducativos”, afirmou o subsecretário de Políticas sobre Drogas, Carlos Lopes.
O diretor-geral do Iases, Fábio Modesto Filho, reforçou o ineditismo da parceria com a Rede Abraço e parabenizou a equipe pelo comprometimento da gestão. “Quem viu o Iases de anos atrás não acreditaria como estamos hoje. Nos tornamos referência em nosso país e somos o primeiro órgão do Estado a firmar essa parceria com a Rede Abraço. Estamos muito felizes com mais esse avanço. Parabéns à toda equipe pela entrega de mais um projeto que vai cuidar dos nossos servidores", destacou.
A responsável pela Subgerência de Saúde do Servidor, Lorena Estevam, contou como foi o processo para a criação da subgerência e reforçou o trabalho que vem sendo executado. "A subgerência foi criada em fevereiro deste ano e, atualmente, estamos com 19 projetos - todos voltados para a saúde do servidor do Iases. Estamos trabalhando cada vez mais para oferecer todo atendimento para cuidar de quem cuida. E a parceria com a Rede Abraço vai nos permitir ampliar ainda mais os cuidados com nossos servidores. Estamos muito felizes e empolgados com esse novo projeto", finalizou.
Para o diretor-administrativo e financeiro do Iases, Wesley da Silva, a missão de qualificar os servidores e oferecer um melhor atendimento tem sido exitosa. “Hoje estamos oficializando essa parceria e temos uma equipe preparada para atender nossos servidores, pois acreditamos que, além do tratamento, o nosso objetivo maior é a prevenção, por isso temos tantas ações voltadas para a saúde mental dos nossos servidores", afirmou Wesley da Silva.
O evento contou com a presença da gerente de saúde e qualidade de vida no Trabalho da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), Karoline Miranda; da representante da Vigilância em Saúde do Trabalhador do município de Vila Velha, Jeanine Pacheco; do presidente da Comissão Permanente de Atendimento à Saúde dos Profissionais de Segurança Pública e Defesa Social e Justiça no Espírito Santo (Copas), Pedro Luís Ferro; do diretor de Ações Estratégicas, Oseias Gerke; da diretora socioeducativa do Iases, Frantieska Azevedo Monteiro, além de representantes da Esesp e do Programa Qualivida da Seger, Marcos Pereira e Suellen Barone, respectivamente.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial