Pela primeira vez, quatro socioeducandos do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) participaram da segunda fase da 20ª Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Todos eles cumprem medidas socioeducativas na Unidade de Internação Norte (Unis Norte). No ano passado, dois socioeducandos chegaram nessa etapa.
A prova foi realizada no dia 25 de outubro e contou com seis questões discursivas totalizando 120 pontos. “Do total de socioeducandos inscritos para esta edição, cinco adolescentes são da Unis Norte, sendo quatro deles participantes desta segunda etapa que contempla apenas 5% dos estudantes com melhor desempenho em cada escola. É um feito para esses adolescentes e motivo de muito orgulho e reconhecimento para nós”, declarou a responsável pela Subgerência de Escolarização e Espiritualidade (Suesp), Ana Carolina Lemos
Este ano, 69 socioeducandos participaram da 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Foram inscritos 45 adolescentes da Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro), 18 da Unidade de Internação Sul, cinco da Unidade de Internação Norte e um da Casa de Semiliberdade da Serra.
Os vencedores da Olímpiada serão divulgados no dia 22 de dezembro deste ano. Nesta edição, serão concedidas 8.450 medalhas sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, além de 51 mil certificados de menção honrosa. Os estudantes premiados também poderão ingressar no Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), que oferece bolsa mensal de R$ 300,00 e incentiva a continuidade dos estudos na área.
OBMEP
Promovida com recursos dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas tem se consolidado como uma ferramenta essencial para melhorar a qualidade do Ensino Básico no Brasil, além de proporcionar oportunidades para jovens de todo o País.
Destinada a estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, a OBMEP é a maior competição de Matemática do Brasil. Criada em 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a olimpíada tem como objetivos estimular o estudo da disciplina, identificar jovens talentos e promover a inclusão social por meio da educação.
A primeira fase foi aplicada no dia 03 de junho, nos espaços escolares das unidades, onde os adolescentes responderam 20 questões de múltipla escolha.
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial