O projeto, intitulado “Grafitando a Unis”, tem como objetivo ampliar o acesso dos adolescentes a atividades culturais.
Com o intuito de ampliar o acesso às práticas culturais, adolescentes da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), em Cariacica, estão participando de oficinas de grafite. O projeto, intitulado “Grafitando a Unis”, é promovido pela Associação Grupo Orgulho Liberdade e Dignidade (Gold), em parceria com o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
Iniciado no dia 02 de agosto, a iniciativa contempla atividades que envolvem aprendizado teórico e na prática sobre a arte urbana. Nos primeiros dois encontros, os socioeducandos puderam conhecer a história do grafite no Brasil e no mundo, sua evolução, os elementos do Hip-Hop e também aprenderam sobre Direitos Humanos e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O projeto surgiu de uma demanda dos próprios adolescentes, que demonstraram o interesse em ter contato com esta expressão artística, como conta a responsável pelo projeto, Débora Sabará. “Após uma conversa entre a Associação Gold e os socioeducandos da Unidade sobre o desejo de terem contato com alguma expressão cultural, o Grafite foi a arte escolhida para ser trabalhada”, disse.
Nessa sexta-feira (23), os socioeducandos iniciarão as aulas práticas e aprenderão a confeccionar os desenhos e utilizar os sprays, luvas e máscaras. Já foram realizadas três oficinas teóricas de um total de 14 encontros. O projeto segue até o mês de novembro.
Os desenhos serão produzidos no próprio espaço da Unis como forma de adornar o ambiente e para que os familiares tenham acesso ao trabalho artístico desenvolvido pelos adolescentes.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Carolina Alvarenga
(27) 3636-5484
carolina.alvarenga@iases.es.gov.br / imprensa@iases.es.gov.br