Ainda no clima de Páscoa, professores da Secretaria de Educação (Sedu) que atuam nas unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) promoveram o Dia da Família na Escola. São ações educativas para estimular o bom relacionamento entre pais e filhos, fortalecendo e aprofundando o vínculo entre escola e família, definindo limites, possibilidades e a responsabilidade de cada um neste processo.
O evento já faz parte do calendário anual de atividades e acontece duas vezes ao ano. As ações aconteceram em dias alternados no espaço pedagógico do conjunto de Cariacica.
“O dia da família na escola é um evento que já está no calendário da escola regular e nós trouxemos para as unidades socioeducativas também. Todos os cartazes expostos foram confeccionados em sala de aula para o Dia da Família na Escola e também para celebrar a Páscoa”, conta a pedagoga da Sedu Maria das Dores da Cunha Alves.
Durante um dia inteiro, aconteceram apresentações musicais e palestras no auditório do Conjunto. Participaram jovens da Unidade de Internação (Unis), da Unidade de Internação Provisória I (Unip I) e da Unidade de Internação Feminina (Ufi).
“Este é um evento muito importante para que os pais se mantenham mais próximos dos seus filhos. A Páscoa é um momento propício para reunir a família e mostrar o sentido da vida. Somos multiplicadores, devemos guardar coisas boas que acontecem na vida”, conta uma das pedagogas da Unis, Deuzely Pinheiro Moraes.
“É muito importante que a família participe não só das visitas como também desses eventos. A família é o fator principal, a base, porque o adolescente está em transição, formando sua personalidade, seu caráter e a família tem que estar 100% presente, acompanhando, participando e interagindo. Se os pais não puderem estar presentes, outra pessoa da família pode estar”, avalia R.P.L., mãe de um dos adolescentes acautelados da Unis.
Para o jovem, ver a mãe presente na unidade ajuda no processo de ressocialização: “Isso mostra que a gente não está sozinho, não está esquecido. Minha mãe sempre vem em todas as reuniões e visitas, no que eu preciso ela está presente. Eu vejo que ela realmente se preocupa comigo, acredita na minha mudança e na minha melhora”, conta E.L.A.S., de 16 anos.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Marina Frossard
Tel: (27) 3636-5484
marina.frossard@iases.es.gov.br