O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) desenvolveu, por meio da Gerência de Sistemas (Gesin), o Sistema de Atendimento Socioeducativo (SAS) para o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases). A ferramenta permite acompanhar a jornada socioeducativa de adolescentes e jovens atendidos pela instituição.
Com a implementação do SAS, é possível verificar o cumprimento de programas e medidas socioeducativas nas unidades do Iases, como cursos, oficinas, aprendizado escolar, palestras, atividades físicas, movimentação para audiências, visitas, entre outras.
Outra vantagem da solução é permitir ao Iases, em tempo real, saber a movimentação e as atividades em execução de cada socioeducando, o que contribui para um desenvolvimento de um trabalho mais efetivo com os adolescentes, jovens e familiares.
Atualmente, o Sistema de Atendimento Socioeducativo está implementado em quatro unidades do Estado, atendendo e sistematizando a jornada socioeducativa de 230 adolescentes. Com a ferramenta, a instituição tem um cenário mais favorável para garantir aos socioeducandos o acesso a direitos fundamentais, como saúde, convivência familiar e comunitária, educação, cultura, esporte e lazer.
Dessa forma, o Iases tem mais condições de executar as atividades com os socioeducandos, de acordo com as regras estipuladas em legislações, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).
Melhorias
De acordo com o subgerente de Sistemas do Prodest, Cleufis Rangel Moura Pianco, estão previstas algumas melhorias no SAS. Elas contemplam a migração dados do Siases 1.0, a criação de novos relatórios de Auditoria e a construção de áreas ligadas aos segmentos de segurança, processos jurídicos, pedagógico, social, administrativo e atendimentos socioeducativos.
Na avaliação do presidente do Prodest, Marcelo Azeredo Cornélio, o uso da tecnologia tem contribuído bastante para os gestores públicos tomarem decisões mais acertadas sobre as ações necessárias para atingir melhores resultados. “A partir de informações corretas e atualizadas, fica mais simples identificar oportunidades de aprimoramento. E isso permite superar dificuldades e encontrar as soluções mais adequadas para os cidadãos”, enfatizou.
"A parceria entre Iases e Prodest vem produzindo excelentes frutos e o SAS é mais um deles. Além de ser mais abrangente e intuitivo, esse sistema vai proporcionar a sistematização dos dados para desenvolvermos ações mais objetivas e eficazes no atendimento aos adolescentes e jovens. Sem dúvida, ele qualificará ainda mais o nosso trabalho", afirmou o diretor-presidente do Iases, Fábio Modesto Filho.
"A parceria com o Prodest é fundamental para a modernização da gestão das unidades, pois permite aos gerentes acompanhar por meio de relatórios do SAS as atividades diárias podendo concentrar esforços onde necessita de um pouco mais de atenção. É, sem dúvidas, a garantia de direitos aos socioeducandos", avaliou o gerente técnico do Iases, Rômulo Luis Telles.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Prodest
Eric Lopes Menequini
comunicacao@prodest.es.gov.br
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial