O Parque Estadual Cachoeira da Fumaça, em Alegre, recebeu, pela primeira vez, socioeducandos do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases). Quatro adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Unidade de Internação Sul (Unis Sul) participaram de atividades de Educação Ambiental no parque, como parte do Programa Trilha Cidadã, desenvolvido pela Gerência de Educação Ambiental do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).
As visitas aconteceram em duas ocasiões. A primeira delas ocorreu no último dia 17, quando um socioeducando esteve no parque. Já os outros três adolescentes conheceram o local, na última sexta-feira (24).
A ação já é desenvolvida no Parque Estadual Paulo Cesar Vinha, em Guarapari, desde 2019, mas só agora, após treinamento e alinhamento das equipes do Iema e do Iases, foi ampliada para o sul do Estado. “A partir deste mês, serão realizadas visitas mensais no Parque Cachoeira da Fumaça, como parte das ações de inclusão e qualidade de vida em educação ambiental pelo Programa Trilha Cidadã e como parte da programação dos trabalhos socioeducativos do Iases”, ressaltou a servidora do Iema, Karla Fafá.
O gerente da Unis Sul, Luciano Pecini, explicou que os jovens que participaram da visita estão na Fase Conclusiva do Programa de Atendimento Institucional ofertado pelo Instituto. “Essa ação teve como objetivo oportunizar aos socioeducandos a participação das atividades de Educação Ambiental, dentre elas o Programa Trilha Cidadã”, afirmou.
Durante a visita, os socioeducandos fizeram as trilhas, aprenderam sobre a flora e fauna local e contemplaram a bela Cachoeira da Fumaça, que dá nome ao parque. Eles foram acompanhados pelos servidores Hugo Guimarães de Castro e Janine Scandiani, que utilizaram material lúdico na apresentação dos espaços. “A visita foi muito positiva e a equipe estava preparada para receber os adolescentes, que foram bem participativos e trocaram informações sobre suas experiências pessoais com a natureza”, disse Janine Scandiani.
“Os adolescentes ficaram perplexos com tamanha beleza e relataram que essa experiência trouxe à memória a importância de estar em contato com o mundo externo. Portanto, por meio dessa atividade, foi possível proporcionar bem-estar emocional para os jovens e também uma forma significativa para que pudessem identificar a intervenção do ser humano como ser principal na preservação ambiental”, afirmou a pedagoga, Mary Jane Alves, que acompanhou a visitação.
O subgerente de Segurança Hércules Souza, que também acompanhou a visita, considerou essa ação de extrema importância. “Além de observar e aprender sobre as várias espécies de vegetação e de animais, também foi possível observar o comportamento dos adolescentes durante todo o percurso. Foi muito gratificante acompanhar esse primeiro contato extramuros. Isso confirma que estamos seguindo o caminho certo para a reinserção desses jovens na sociedade”, destacou.
O Programa Trilha Cidadã visa a promover a inclusão social e a qualidade de vida aos visitantes das Unidades de Conservação, pelos benefícios do contato com a natureza, por meio de atividades de trilhas interpretativas. “Além do trabalho com os adolescentes do Iases, temos também ações para pessoas com deficiência, transtornos mentais, dependentes químicos e idosos”, ressaltou Karla Fafá.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591/ 99977-1012
karolina.bissoli@iema.es.gov.br/ comunicacao.iema@gmail.com
Instagram: @meioambientees
Facebook: Meio Ambiente ES
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial