O Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) promoveu, no dia 26 de novembro, uma palestra especial com o médico urologista, andrologista e sexólogo Camilo Milanez. A ação, voltada para os servidores, foi em alusão ao Novembro Azul, mês dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de próstata. Realizada no espaço pedagógico do Conjunto de Cariacica, a iniciativa integra as ações permanentes da instituição voltadas à promoção da saúde e do bem-estar profissional.
Milanez conduziu o encontro com uma linguagem clara e descontraída. Abordou temas que vão além do câncer de próstata, como câncer de testículo e de pênis, saúde sexual masculina, disfunção erétil e cuidados hormonais, incentivando os servidores a manterem o acompanhamento médico em dia. “Hoje a gente falou sobre Novembro Azul e saúde masculina. De forma leve, a gente passou informação, que é mais bem absorvida quando colocamos um pouquinho de humor”, explicou.
Em relação à prevenção, o especialista destacou que os exames devem começar aos 50 anos para a população geral. Para homens com fatores de risco — como indivíduos negros e aqueles com histórico familiar da doença, a recomendação é iniciar aos 45 anos. “Se o homem for assintomático, faz o exame de rotina conforme a idade recomendada. Mas se tiver qualquer sintoma, deve procurar atendimento hoje, independentemente da idade”, ressaltou.
Para a responsável pela Subgerência de Saúde do Servidor Socioeducativo (Susas) do Iases, Lorena Estevam, iniciativas como esta reforçam o compromisso do Iases com uma cultura institucional de cuidado. “Promover saúde é valorizar o servidor. Essas ações incentivam o autocuidado e ajudam a quebrar tabus que ainda afastam muitos homens do consultório”, afirmou.
O gerente da Unidade de Internação Provisória I (Unip I), Thiago Machado, marcou presença na palestra e participou de uma das dinâmicas com o palestrante. “Em pleno 2025, a gente sabe que falar sobre saúde masculina, saúde reprodutiva ou até mesmo saúde sexual masculina ainda é um grande tabu. Achei ótimo trazer o doutor Camilo Milanez e promover esse debate tão necessário dentro do Iases”, destacou.
“A saúde do homem ainda é tabu, e ficamos muito felizes em participar de uma palestra tão bem-humorada, tratando assuntos sérios de forma leve. Palestras como essa, voltadas à saúde do servidor, só agregam”, afirmou o subgerente de Segurança da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), Luiz Carlos Castelar.
Durante o encontro, os servidores também puderam aferir pressão arterial e realizar teste de glicemia com profissionais da UBS de São João Batista, da Prefeitura de Cariacica, ampliando o cuidado imediato com a saúde e reforçando a importância da prevenção.
Texto: Rafaela Salvador
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial