A ação contempla todas as unidades de internação do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases).
Mais de 300 socioeducandos estão participando, desde a última segunda-feira (08), de um mutirão de fotografias 3x4. A ação, que tem como objetivo fotografar os adolescentes para a confecção dos seus documentos pessoais, já foi realizada nas unidades de internação do norte do Espírito Santo e da Região Metropolitana da Grande Vitória. Nesta terça-feira (15), a mobilização irá contemplar as regionais do sul do Estado.
Após o registro fotográfico, será iniciada a etapa de elaboração dos documentos, com a coleta dos dados, assinatura e impressões digitais. Serão confeccionadas Carteiras de Identidade (RG), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Certificado de Alistamento Militar e outros documentos pessoais indispensáveis à vida em sociedade.
A mobilização é realizada por meio da subgerência de Liberdade Assistida, Prestação de Serviços à Comunidade e Atendimento ao Egresso (Subate), vinculada à Gerência Técnica (Getec) do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases).
O acesso à documentação civil é um direito do adolescente em cumprimento de medida socioeducativa, como destacou o diretor-presidente do Iases, Bruno Pereira Nascimento. “A regularização da documentação civil é elemento formador de inclusão social, além de garantir ao socioeducando o acesso pleno à cidadania e o exercício de seus direitos”, disse.
Segundo o gerente técnico do Iases, Rômulo Telles, “após o registro fotográfico, cada adolescente terá direito a um kit com oito fotos no formato 3x4, para a confecção de seus documentos”, contou.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Carolina Alvarenga
(27) 3636-5484
carolina.alvarenga@iases.es.gov.br | imprensa@iases.es.gov.br