Trinta e sete adolescentes/jovens que cumprem medida socioeducativa em uma das unidades de Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) foram aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) PPL 2022 destinado às Pessoas Privadas de Liberdade e aos Jovens sob Medida Socioeducativa que inclua privação de Liberdade.
São 14 adolescentes nas unidades localizadas na Região Metropolitana da Grande Vitória, 16 nas unidades da região sul e sete da região norte do Estado. Os resultados foram publicados em dezembro.
Para a subgerente socioeducativa da Subgerência de Escolarização e Espiritualidade (Suesp), Ana Carolina Macal, a oferta do Encceja nas Unidades é uma ação importante para que os socioeducandos possam avançar nos estudos. “ Além da satisfação pessoal e orgulho ao conquistar a certificação de ensino fundamental ou médio, o adolescente/jovem terá a chance de dar continuidade nos estudos na idade correta, ampliando as oportunidades de frequentar cursos técnicos profissionalizantes e de concorrer a melhores vagas no mercado de trabalho”, avaliou.
Ao todo, foram inscritos 364 jovens para participar das provas que foram aplicadas nos dias 18 e 19 de outubro de 2022.
Encceja
O Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para obtenção dos certificados do Ensino Fundamental e Médio.
As provas foram aplicadas nos dias 18 e 19 de outubro de 2022.
A prova é nacional e realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e destinada aos adolescentes e jovens que não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio.
A avaliação é composta por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla resposta, e uma proposta de Redação e obedecem aos requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em vigor, para o Ensino Fundamental e Ensino Médio.
O exame é realizado pelos adolescentes com mínimo de 15 anos completos que buscam a certificação do Ensino Fundamental; e para os jovens a partir de 18 anos que buscam a certificação do Ensino Médio.
A pontuação mínima para passar na prova é de 100 pontos por matéria, e 5 pontos na redação. O aluno que alcançar a nota mínima nas provas e redação, pode solicitar o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio.
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial