Nestas eleições municipais, jovens acautelados pelo Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) tiveram a prática da cidadania garantida e puderam exercer o direito ao voto dentro das unidades de internação e unidades de internação provisória.
Para tal, um trabalho de conscientização foi feito ao longo dos últimos meses e jovens que tinham a partir de 16 anos e que não tinham o título de eleitor puderam tirar o documento dentro do prazo previsto por lei.
“As unidades garantiram a realização de orientações sobre a importância do voto e a função de prefeitos e vereadores, incluindo estas temáticas em suas rotinas pedagógicas. Agora, vamos preparar os adolescentes para a votação do segundo turno”, disse Suzanne Mergar Lirio, subgerente de Liberdade Assistida, Prestação de Serviços à Comunidade e Atendimento ao Egresso (Subate).
As equipes técnicas do Iases e professores que lecionam dentro das unidades prepararam os jovens para a votação alguns meses antes e, no total, 181 socioeducandos votaram no conjunto de Cariacica (Unidade de Internação Provisória I e II, Unidade de Internação e Unidade de Internação Feminina); no Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE); na Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro); na Unidade de Internação Norte (Unis Norte); e nas unidades de internação e provisória Sul.
Durante os treinamentos, adolescentes aprenderam e simularam algumas das ações que são realizadas nos dias de eleições, montaram uma urna com caixa de papelão e utilizaram papeis para realizar o voto. Já nas unidades Norte, o Cartório Eleitoral de Linhares forneceu uma urna eletrônica para os testes. Além disso, alguns socioeducandos, junto com os professores, criaram cartazes com a temática das eleições e estudaram os poderes executivo, legislativo e judiciário.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Marina Frossard
Tel: (27) 3636-5484
marina.frossard@iases.es.gov.br