Com o intuito de proporcionar atividades pedagógicas durante as férias escolares e instruir jovens que cumprem medida na Unidade de Internação Provisória II (Unip II), a equipe técnica que atua no local criou dois projetos: o Autocuidado e o Resgatando a Cultura Capixaba. As programações envolvem atividades práticas e palestras.
O Projeto Autocuidado foi implementado este ano e a intenção é que ele seja feito continuamente, a cada vez que novos adolescentes passarem pela unidade. Trata-se de uma dinâmica em que os jovens são orientados a praticar a organização, o cuidado e a limpeza da estrutura do local e dos seus pertences pessoais.
“A Unip II é uma unidade que recebe os jovens que acabaram de dar entrada no sistema e eles ficam, no máximo, 45 dias. Por isso, quando chegam, muitas vezes eles ainda não sabem que cobramos disciplina e organização internamente. Por meio deste projeto, conseguimos instruí-los e contar com o apoio deles na manutenção das moradias. Agora, eles sentem-se mais responsáveis e cuidam melhor do nosso espaço”, contou a gerente da Unip II, Márcia Fabiana Ribeiro de Assis.
Além de palestras e conversas sobre a importância de cuidar do patrimônio e de higiene pessoal, os acautelados são convidados a participarem de manutenções feitas internamente. De posse de material de trabalho, eles contribuem voluntariamente com pequenas reformas e mudanças.
“A adesão ao projeto tem sido boa e o mais importante é ver que eles estão entendendo um pouco mais que o bem-estar do lugar que vivemos é reflexo do nosso comportamento. Se cuidamos, tendenciamos a nos sentir melhores também”, concluiu a gerente.
Já o Projeto Resgatando a Cultura Capixaba, tem o objetivo de munir os jovens com informações sobre as mais diversas facetas que caracterizam o povo, a culinária e pontos turísticos do Espírito Santo.
Como pontapé inicial, os estudos abordaram a moqueca capixaba e a panela de barro. Os adolescentes fizeram cartazes e painéis com desenhos e historias da iguaria e expuseram os desenhos na quadra da unidade.
Antes da confecção dos trabalhos, eles tiveram sessões de cinema contando a história da cultura regional e também costumes, vestuários, danças e lendas que marcam os capixabas.
Como parte das ações, eles receberam, no dia 18, a visita dos familiares e do mentor do projeto Gentileza gera Gentileza, Raimundo de Oliveira, que contou a história do projeto e relatou experiências de vida. Além dele, esteve presente o mestre em História, gastrônomo e professor Fernando Santa Clara, que palestrou sobre o tema culinária capixaba e foram exibidos vídeos sobre congo, folia de reis e a Festa da Penha.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Marina Frossard
Tel: (27) 3636-5484
marina.frossard@iases.es.gov.br