30/09/2016 15h27 - Atualizado em 30/09/2016 16h44

Jovens da Unimetro fazem curso de eletricista e instalador predial

Uma porta para o mercado de trabalho acaba de se abrir para jovens que cumprem medida socioeducativa na Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro) do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases). Isso porque, por meio de uma parceria entre o órgão e a construtora Maitam, um curso de eletricista e instalador predial está sendo realizado na unidade.

A aula inaugural aconteceu no último dia 13 e contou com a participação da gerente da unidade, Simonia Frederico; dos diretores Socioeducativo e Administrativo e Financeiro do Iases, Cláudia Faquinote e Rafael Lovo, respectivamente; do sócio da Maitam construtora, Ronilson Rizo; e do representante do Ministério Público do Trabalho (MPT) Wendel Táboas.

A solenidade teve como mestre de cerimônias um dos jovens que vai fazer o curso. Na abertura, todos cantaram o Hino Nacional e dois jovens leram a Filosofia Institucional e explicaram o sistema de fases que norteia o dia a dia da Unimetro.

“Para nós, é uma alegria muito grande podermos receber a equipe da Maitam para capacitar estes jovens. Todo o trabalho que fazemos é voltado ao bem-estar e à recuperação deles, e este será um importante passo”, avaliou a gerente da unidade, Simonia Frederico.

Durante o evento, um socioeducando tocou gaita, uma agente, violão e outro agente, violino, em uma apresentação emocionante. Na sequência, o mesmo adolescente tocou saxofone enquanto o agente continuava com o violino.

“Agradecendo à Maitam, queria reforçar que o Iases sempre está de braços abertos para esse tipo de iniciativa. Agarrem esta oportunidade e saibam que ver vocês vencerem faz parte dos nossos sonhos também”, disse Rafael aos adolescentes. Na ocasião, ele  também estava respondendo pela presidência do Instituto.

A diretora Socioeducativa também falou aos jovens: “Esta oportunidade vai trazer ainda mais dignidade ao projeto de vida de cada um de vocês. Agradeço aos parceiros e desejo sucesso nas atividades. Que possamos vir na formatura para entregar os certificados e a caixa de ferramentas com ótimas histórias para contar”, falou Cláudia.

O sócio da Maitam reforçou a importância do curso: “Aproveitempara aprender com o Ronaldo, que será o instrutor do curso. Ele não ensinará somente sobre elétrica, ensinará sobre a vida. Vocês vão sair diferenciados, mas só se vocês tiverem força de vontade. No futuro, vai me deixar muito feliz ver que pelo menos um de vocês está trabalhando na minha empresa”, disse Rizo.

Para finalizar a solenidade, uma agente e um socioeducando recitaram um texto de Rubem Alves.

"O MPT fica feliz em ver que esta oportunidade pode transformar a vida de vocês, porque o trabalho modifica a nossa vida. Nós devemos nos preocupar mais com o ser do que com o ter, devemos ser úteis e valorizar nossas famílias. Aproveitem este momento”, aconselhou Wendel Táboas.

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação do Iases

Marina Frossard

Tel: (27) 3636-5484

marina.frossard@iases.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard